MPT na Escola 2018 é apresentado no IV Encontro de profissionais da educação para prevenção e erradicação do trabalho infantil de Curitiba

(Curitiba, 04/04/2018) A procuradora regional do Ministério Público do Trabalho, Margaret Matos de Carvalho, apresentou, nesta terça-feira (03/04), no IV Encontro de profissionais da educação para prevenção e erradicação do trabalho infantil, o projeto MPT na Escola 2018. O encontro, realizado no auditório do Instituto Federal do Paraná, em Curitiba, foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e teve como objetivo orientar os profissionais de educação sobre a prevenção e o combate ao trabalho de crianças e adolescentes.

 

A procuradora apresentou aos professores presentes no encontro os detalhes do projeto MPT na escola para o ano de 2018. O prêmio MPT na escola é um projeto realizado no Paraná desde 2015 e tem como objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. A iniciativa busca reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos estudantes e a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos da criança e do adolescente. Durante o evento, também foram apresentados aos professores os kits que serão distribuídos para as turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental, que contam com revistas em quadrinho, jogos de tabuleiro e outros materiais com temáticas relacionadas ao trabalho infantil.

Na edição de 2018 do prêmio, participarão os alunos do 4º e 5º ano, que poderão inscrever trabalhos em seis categorias: conto, poesia, esquete teatral, música, desenho e curta-metragem. Os trabalhos devem abordar o tema trabalho infantil, podendo destacar um ou mais de seus aspectos, como causas, consequências, políticas públicas e ações de prevenção. A produção e a apresentação dos trabalhos devem ser realizadas pelos alunos e a participação dos educadores deve se limitar às atividades de apoio, orientação e acompanhamento. Cada escola dos 36 municípios da região metropolitana de Curitiba e do litoral do estado poderá inscrever um trabalho por categoria. Os trabalhos selecionados na etapa municipal poderão ser inscritos na etapa estadual. Nesta etapa, os melhores trabalhos serão contemplados com premiações que somadas chegarão a um total de R$360.000,00. Os valores deverão ser investidos na revitalização da escola.

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br