Abril verde: mês dedicado à prevenção de acidentes do trabalho terá ações integradas do MPT

(Curitiba, 05/04/2018) “Por um Brasil sem doenças e acidentes do trabalho”, pede a campanha Abril Verde de 2018, que terá novamente ações integradas de todo o Ministério Público do Trabalho e instituições parceiras durante este mês, com o objetivo de conscientizar a sociedade de que quanto “mais prevenção no trabalho, mais vida”. O lançamento oficial aconteceu hoje, na sede da Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília.

Para o coordenador nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT, Leonardo Osório, “a proteção à saúde e à segurança do trabalho é dever de todos, em especial diante de uma iminente reforma de previdência, pois o acidente de trabalho não afeta só o trabalhador”, alerta ele. É o que está nos cartazes da campanha, que explicam: “Atinge a empresa, a economia, a saúde e a previdência. Prejudica você, porque afeta o país”.

Números do primeiro trimestre desse ano demonstram que os gastos estimados com benefícios acidentários no país já ultrapassam R$ 1 bilhão de reais. Nesse período, foram emitidas mais de 150 mil Comunicações de Acidentes de Trabalho, entre as quais estão notificadas 585 vítimas fatais. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, Smartlab de Trabalho Decente MPT – OIT, acessados no dia 28 de março.

Paraná – Até o final de abril, a sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região (PRT9), sede do MPT no Paraná, ficará iluminada na cor verde. A partir da próxima semana, a sede da PRT9 vai abrigar a exposição fotográfica “Trabalhadores”, que também será exposta em diversas unidades do MPT pelo país durante este mês. No dia 26 de abril, no auditório do edifício sede, será realizado um evento em parceria com a Fundacentro, o Ministério do Trabalho e o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região que contará com palestras de especialistas na área de saúde e segurança do trabalho.

 

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento ao trabalhador

(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009

Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br