MPT/Paraná e Instituto Lixo e Cidadania lançam “Prêmio MPT Cidade Pró-Catador Paraná”

(Curitiba, 11/04/2018) Catadores de materiais recicláveis e representantes de prefeituras de todo o estado se reuniram, na última quinta-feira (05/04), durante reunião do Fórum Lixo e Cidadania, para o lançamento do Prêmio MPT Cidade Pró-Catador Paraná. O evento foi realizado no auditório da sede do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT/Paraná), em Curitiba.

 

A iniciativa, uma parceria do MPT/Paraná com o Instituto Lixo e Cidadania, irá premiar as cidades paranaenses que realizarem as melhores práticas de inclusão social de catadores de materiais recicláveis. Entre as principais ações a serem avaliadas, está a implantação da coleta seletiva solidária, que consiste na separação de resíduos recicláveis pela fonte geradora, que então são doados para cooperativas ou associações de catadores. Deste modo, as prefeituras participantes contribuem para a geração de renda de catadores de materiais recicláveis, além de ajudar o meio-ambiente.

Os 12 municípios finalistas irão receber certificados de reconhecimento pelas ações realizadas. Os vencedores ganharão o certificado nível ouro e os que ficarem em segundo e terceiro lugar receberão, respectivamente, prata e bronze. As iniciativas serão amplamente divulgadas em todos os canais disponibilizados pelo prêmio.

Inscrições – Podem participar os municípios paranaenses que possuem contrato firmado com associações ou cooperativas de catadores. As inscrições começaram no dia 05 de abril e vão até 08 de junho. A premiação será no dia 06 de dezembro. Para mais informações, acesse o site do Instituto Lixo e Cidadania.