MPT-PR e Abitrigo enviam 12,5 toneladas de trigo a imigrantes venezuelanos em Roraima

(Curitiba, 28/05/2018) O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), Gláucio Araújo de Oliveira, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), embaixador Rubens Barbosa, entregaram, na última sexta-feira (25), 12,5 toneladas de trigo para serem doadas a imigrantes venezuelanos que estão em Roraima. Com esta quantidade de insumos é possível produzir cerca de 300 mil pães, de acordo com a Abitrigo.

A entrega foi realizada no Comando da Base de Apoio Logístico do Exército, no Rio de Janeiro. A doação foi feita pelos associados da Abitrigo, após contato do MPT para apoio na campanha Carretas da Solidariedade. O trigo será encaminhado pelo Exército para Roraima nos próximos dias e entregue aos refugiados que estão sendo atendidos na Operação Acolhida, organizada pelo Ministério da Defesa.

"Ao ser consutada pelo MPT-PR para participar da campanha, a Abitrigo resolveu participar desse esforço de ajuda humanitária. Esperamos que seja um exemplo para outras entidades, que podem ajudar a minimizar os problemas que a população venezuelana está enfrentando neste momento", disse o embaixador Rubens Barbosa.

Carretas da solidariedade – A ação desta sexta-feira marcou o início da campanha Carretas da Solidariedade, promovida pelo MPT-PR, e que já conta com o apoio da Abitrigo, Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Risotolândia, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). A ideia é estimular empresas e entidades de todo o país a promoverem a acolhida humanitária de imigrantes, doando alimentos, itens de higiene e outros insumos urgentes.

O MPT-PR vai disponibilizar cerca de 20 carretas para transporte de insumos do Paraná ao Rio de Janeiro. De lá, o Ministério da Defesa se encarrega de levar as doações até Roraima. O objetivo é arrecadar e enviar cerca de 400 toneladas de insumos, quantidade que representa aproximadamente a 30 dias de alimentação para o contingente de 40 mil pessoas. Essa ajuda humanitária se somará a diversas outras iniciativas do país em prol de imigrantes e refugiados.

Os supermercados do Paraná, via Associação Paranaense de Supermercados (Apras) já demonstraram interesse em aderir à campanha e se dispuseram a oferecer pontos de coleta de doações.

Imigrantes – O Brasil tem sido o destino de inúmeros imigrantes de diferentes nações, que, fugindo de conflitos, guerras, fome e intolerância, vêm em busca de acolhimento e um recomeço com dignidade. O país já recebeu pessoas vindas da Síria, do Haiti e, agora, da Venezuela.

Diariamente, chegam ao Brasil cerca de 700 pessoas vindas da Venezuela. Somente em Roraima, já são mais de 40 mil imigrantes. Um Grupo de Trabalho (GT) do MPT está dedicado a verificar a situação dos imigrantes venezuelanos no Brasil. O procurador-chefe do MPT-PR, Gláucio Araújo de Oliveira, faz parte deste GT. Em abril, ele esteve com outros procuradores do Trabalho em São Paulo para visitar os centros de atendimento que receberam 197 venezuelanos, acolhidos sob a responsabilidade da prefeitura. Eles estão sendo transferidos de Roraima para outros estados, para que seja possível oferecer a essas pessoas melhores condições de vida e emprego. “Nas conversas que eu tive com esses imigrantes, eles demonstraram muito otimismo, muita confiança. Estão esperançosos de que consigam uma ocupação laboral”, relata o procurador-chefe.