Encontro discute importância das ações de vigilância em saúde do trabalhador

(Curitiba, 23/07/2018) Profissionais da área de saúde, dirigentes sindicais e representantes de órgãos públicos e da sociedade civil participarão, nos dias 9 e 10 de agosto, do II Encontro Estadual dos Comitês Regionais de Investigação de Óbitos e Amputações Relacionados ao Trabalho no Paraná. O evento, que será realizado no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região (PRT), tem como objetivo reforçar a importância do SUS e das instituições que compõem o Comitê Investigação de Óbitos e Amputações Relacionados ao Trabalho (Ceioart) fortalecendo as ações de vigilância em saúde do trabalhador.

Durante o Encontro, os Comitês Regionais terão oportunidade de trocar experiências, avaliar e otimizar a integração das ações do Ceioart, além de fortalecer a articulação interinstitucional e o controle social em saúde do trabalhador.

O encontro terá aulas expositivas, apresentação e discussão de experiências de trabalhos realizados pelos comitês (regionais e estadual) e pelo Fórum Intersindical do Rio de Janeiro. Além disso, será apresentada a palestra Análise, Prevenção e Aspectos Associados do Fórum de Acidentes do Trabalho de São Paulo. Veja a programação completa aqui.

O Comitê – Um dos principais objetivos do Ceioart é monitorar os dados estatísticos de acidentes graves e fatais e identificar as causas para estabelecer estratégias de redução e/ou eliminação dos acidentes de trabalho. Desde a sua criação, em 1997, o Comitê atua na implementação das ações em saúde do trabalhador e formula estratégias para prevenção dos acidentes de trabalho.

Entre 2008 e 2010 foram realizadas oficinas com o objetivo de planejar as ações para a prevenção de acidentes de trabalho nos municípios das Regionais de Saúde do Estado e para a criação dos comitês nas Regionais de Saúde – que atualmente são cinco: Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Maringá e Telêmaco Borba.

A coordenação do Ceioart é composta por representante do SUS/CEST, Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Estadual (MP-PR) e Sindicato dos Médicos.

Serviço
O quê: II Encontro Estadual dos Comitês Regionais de Investigação de Óbitos e Amputações Relacionados ao Trabalho no Paraná
Quando: 9 e 10 de agosto, das 8h30 às 18h
Local: Auditório da Procuradoria Regional do Trabalho no Paraná (Av. Vicente Machado, 84, Centro – Curitiba/PR)

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009

Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br