Nova diretoria do Sismup toma posse após decisão judicial

(Curitiba, 03/08/2018) Adiretoria da chapa “Mudar com Responsabilidade”, eleita em 2 de julho para mandato no Sindicato dos Servidores Municipais de Paranaguá (Sismup), tomou posse nesta terça-feira (24), depois de mandado judicial expedido pelo Juízo da 3ª Vara do Trabalho. Em sua decisão, o juiz titular Daniel Rodney Weldman, após destacar que há cinco anos a diretoria do sindicato vinha se mantendo nos cargos “utilizando-se de numerosos artifícios e estratégias reveladas pelas provas vindas aos autos, no afã de evitar, ou menos retardar ao máximo, as eleições e possível posse de nova diretoria”, concedeu à chapa vencedora o acesso imediato a todas as dependências e documentos da entidade sindical.

 

A nova diretoria, presidida por Janete Aparecida dos Passos, ainda não havia tomado posse em virtude de contestações de Rogério José Lisboa – presidente do Sismup há duas décadas e representante da chapa vencida. No entanto, o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), que assumiu a titularidade do processo judicial em 2017 e acompanhou o processo de eleição e apuração dos votos, não observou qualquer irregularidade no pleito.

De acordo com relatório do procurador do Trabalho Humberto Luiz Mussi de Albuquerque, a votação começou com um pequeno atraso, mas todo o processo ocorreu tranquilamente. “Todas as dúvidas e divergências surgidas durante o certame foram deliberadas e decididas de forma consensual entre os representantes das chapas e seus advogados. Após às 19:00hs, iniciou-se a apuração dos votos. Tal como ocorreu durante todo o certame, o processo foi acompanhado pela comissão eleitoral, por integrantes e fiscais das chapas, pelos seus advogados e pelo MPT, tendo o resultado final sido proclamado pela mesa apuradora aproximadamente às 21h15, sem qualquer contestação por parte da chapa vencida.”

A chapa de Janete teve 126 votos, contra 115 da chapa presidida por Lisboa. Houve ainda quatro votos brancos e dois nulos.

 

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento ao trabalhador

(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009

Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br