Candidatos assinam carta-compromisso com propostas de políticas estaduais para resíduos sólidos e para redução de uso de agrotóxicos

(Curitiba, 20/09/2018) Candidatos a cargos eletivos em 2018 assinaram, na tarde desta quinta-feira (20 de setembro), uma carta-compromisso com um conjunto de propostas para a superação dos desafios colocados pela geração, manejo e disposição final dos resíduos sólidos urbanos e também pela aprovação e execução de uma Política Estadual de Redução de Agrotóxicos e Fertilizantes Químicos e a proibição da pulverização aérea de Agrotóxicos. Eles também receberam uma carta do Movimento Nacional da População em Situação de Rua. O evento foi realizado na reunião extraordinária do Fórum Estadual do Lixo e Cidadania e do Fórum Estadual de Combate aos Agrotóxicos, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região (PRT9), em Curitiba.

Todos os candidatos ao governo do Estado foram convidados. Estiveram presentes Dr. Rosinha (PT) e Jorge Bernardi (REDE) e também os candidatos a vice-governador Darci Piana (representando Ratinho Jr – PSD) e Fernanda Camargo (como representante do Professor Piva - PSOL). Os candidatos ao cargo de deputado estadual Edna Dantas (PT) e Aristides Athayde (PV) e o vereador Paulo Salamuni (representando o candidato ao senado Oriovisto Guimarães (Podemos) também assinaram as cartas-compromisso. 

Compromissos – Dr. Rosinha se comprometeu, caso seja eleito, a se reunir com todos os representantes dos fóruns para definir as prioridades e cumpri-las durante os quatro anos de mandato, com ênfase na defesa do meio ambiente e da saúde pública. Bernardi afirmou que a maioria das propostas estão contempladas nos 18 eixos estratégicos que constam de seu programa de governo. Fernanda Camargo garantiu que as proposições dos fóruns não são apenas compromissos de campanha e, sim, de vida – destacando a luta pela população em situação de rua. Piana declarou que não poderiam se comprometer com todos os pontos da carta, mas que lutarão por um governo moderno, dinâmico e com ações voltadas ao meio ambiente. 

Os candidatos a deputado estadual enfatizaram a participação as mulheres na política do estado. Edna Dantas se apresentou como candidata que sempre apoiou o movimento dos catadores e catadoras, e destacou sua luta em defesa da categoria, ressaltando que o Paraná nunca elegeu uma mulher negra para o cargo de deputada. Athayde ressaltou a importância do combate ao agronegócio e do ativismo ambiental. Salamuni afirmou que seu partido será frontalmente contrário a qualquer atentado contra a natureza ou ao meio ambiente.

Visibilidade – O representante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua Norley Anderson Maia pediu aos candidatos presentes que incluam políticas que se comprometam com essa população. “A sociedade não nos vê como seres humanos. Somos invisíveis.” A presidente do Instituto Lixo e Cidadania e representante das catadoras e catadores de material reciclável, Maria José de Oliveira Santos (Lia) ressaltou ao público a importância do voto consciente e pediu para que os candidatos realmente cumpram os termos de compromisso assinados. O presidente da Associação Paranaense dos Expostos ao Amianto (Apreaa), Herbert Fruehauf, lembrou que o Paraná é o segundo estado maior consumidor de agrotóxicos no Brasil e pediu especial atenção às políticas de redução do uso desses produtos e o incentivo à agroecologia. 

Os fóruns – O Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Paraná e o Fórum Estadual de Combate aos Agrotóxicos são espaços de formulação e negociação de propostas de ação entre seus componentes (mais de uma centena de instituições), sendo inovadores instrumentos de democratização das informações referentes às questões postas em debate.

Para saber mais, visite as páginas https://www.lixoecidadania.com.br e www.vivasemveneno.com.br

Leia a íntegra da carta-compromisso proposta pelo Fórum Lixo e Cidadania clicando aqui.

Leia a carta-compromisso do Fórum do Combate aos Agrotóxicos clicando aqui.

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009

Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br