Curitiba recebe atividades para capacitar atores envolvidos no acolhimento e integração de refugiados e migrantes

A Rede de Capacitação de Refugiados e Migrantes vai oferecer treinamentos aos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Paraná, dos dias 8 a 10 de maio. O simpósio e as atividades de formação têm como objetivo fomentar a discussão sobre a criação de políticas locais de acolhimento, abrigamento e integração para refugiados e migrante.

 

 

Podem participar refugiados e migrantes; integrantes de comitês de acolhida e de grupos de trabalho sobre empregabilidade; gestores e equipes de abrigos; servidores públicos; membros de organizações da sociedade civil envolvidas com a temática; estudantes e jornalistas.

 

Todas as atividades acontecerão no Ministério Público do Trabalho no Paraná (PRT9ª Região), localizado na Avenida Vicente Machado, 84 – Centro, Curitiba -PR.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até as 12h do dia 26 de abril.

 

Simpósio – O Simpósio “Refugiados e Migrantes no Paraná: Como Acolher e Integrar?" será dividido em duas partes. A primeira acontece na noite do dia 8 de maio com realização da mesa de abertura e da roda de conversa “Vivências, experiências e necessidades de migrantes no Paraná”, onde migrantes e refugiados serão convidados a expor suas histórias de vida.

 

Na manhã do dia 9 de maio, acontece a segunda parte do simpósio, que contará com duas mesas de discussão. A primeira abordará o contexto da Política Nacional Migratória e de Refúgio, discutindo aspectos históricos, do direito do trabalho e da gestão migratória em nível local. No segundo momento, serão apresentadas experiências locais de atenção a migrantes e refugiados.

 

Veja a programação completa e o edital de abertura de inscrições para o evento.

 

 

Atividades de formação – Entre os dias 8 e 10 de maio, serão realizadas dez atividades de capacitação do projeto. É possível participar de mais de uma, desde que o horário das atividades escolhidas não seja o mesmo. Serão realizadas formações pela manhã, pela tarde e também pela noite. Confira a programação com horário de cada uma.

 

Veja abaixo a atividade e o público-alvo de cada uma e se inscreva clicando no nome.

 

Nas atividades Nova Lei de Migração, Lei do refúgio, Direitos e Acesso à JustiçaGestão Migratória em Nível LocalDireitos Laborais, Migração e Prevenção ao Trabalho Escravo e Tráfico de PessoasMigração e Saúde MentalGênero, Direitos Humanos, Migração e Rede de Proteção - Onde eu me insiro?Migração e Integração Local e Crianças Migrantes podem participar integrantes de entidades sócio assistencial; de entidades de incidência política, promoção e defesa de direitos, de Universidades; de coletivos de migrantes e refugiadose de órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

 

A atividade “Media Training” é voltada exclusivamente para porta-vozes das instituições ou entidades envolvidas no acolhimento e integração de refugiados e migrantes e a atividade “Imprensa no Combate à Xenofobia contra Refugiados e Migrantes” é direcionada apenas à jornalistas, assessores de imprensa e blogueiros.

 

Já a “Oficina de incidência e organização de coletivos migrantes” é destinada a migrantes e refugiados.

 

É importante lembrar que para realizar a inscrição, é necessário fazer o cadastro no site ou efetuar login, no caso de já possuir cadastro. 

 

Para mais informações sobre as atividades de formação, acesse o edital.

 

Realização – O simpósio e as atividades de formação fazem parte do projeto “Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil”, realizado pela Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes que já levou as capacitações para Belém (PA), Manaus (AM), São Paulo (SP), Boa Vista (RR), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e João Pessoa (PB).

Para a organização das atividades em Curitiba, a Rede conta com o apoio da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná e do Conselho Estadual de Refugiados, Migrantes e apátridas do Paraná.

 

Atuação em rede –  A Rede de Atuação é composta pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Conectas Direitos Humanos, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), a Defensoria Pública da União (DPU), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Missão Paz e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

 

Saiba mais sobre o projeto em http://escola.mpu.mp.br/h/rede 

 

 

SERVIÇO

 

Atividades:

- Simpósio “Refugiados e Migrantes em Pernambuco: Como Acolher e Integrar?"

8 e 9 de maio

- Atividades de formação "Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil"

8 a 10 de maio

 

Local: Ministério Público do Trabalho no Paraná – PRT 9ª Região (Av. Vicente Machado, 84 - Centro, Curitiba)

 

Inscrição:  até as 12h do dia 26 de abril, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço  http://escola.mpu.mp.br.

 

Assessoria de Comunicação - Escola Superior do Ministério Público da União
(61) 3313-5132 / 5126
Twitter: @escolampu
Facebook: facebook.com/esmpu
Flickr: flickr.com/photos/esmpu
Medium: medium.com/@esmpu>

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br