Discussão sobre impactos da tecnologia marcam simpósio “Futuro do trabalho”

(Curitiba, 12/04/2019) A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizou, nesta quinta-feira (11/04), o simpósio “Futuro do trabalho – os efeitos da revolução digital na sociedade”. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (EFPR), em Curitiba. O evento contou com a participação de estudantes de Direito, professores, advogados, juízes, procuradores e outros interessados no tema.

 

Na abertura do simpósio, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná Gláucio Araújo de Oliveira destacou a importância da discussão acerca dos impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho, especialmente com o objetivo de assegurar condições adequadas aos trabalhadores. A coordenadora do curso de Direito da UFPR, que cedeu o espaço para a realização do evento, falou sobre a necessidade de o meio acadêmico discutir os novos desafios do direito, como é o caso da revolução digital que a impacta de maneira significativa as relações de trabalho. O coordenador de ensino da ESMPU falou sobre os riscos da desregulamentação do trabalho no momento em que se verifica uma grande necessidade de proteção aos trabalhadores. Para a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9) Marlene Suguimatsu, a revolução digital em curso tem impacto no modelo de relações sociais estabelecido até hoje e, por isso, precisa estar na agenda da sociedade e das suas instituições.

No período da manhã, foram discutidos os efeitos da tecnologia digital na sociedade. A professora da UFPR, Liana Carleial, apresentou a palestra “Panorama do trabalho no contexto da solidariedade, a partir do caso brasileiro”. A apresentação “Trabalho imaterial, pós-capitalismo e Estado: perspectivas e inquietações” foi realizada pelo juiz do Trabalho Reginaldo Melhado. Os debates foram mediados pelo desembargador do TRT9. Ricardo Tadeu da Fonseca. Durante a tarde, foram apresentadas as palestras “A proteção de dados pessoais do trabalhador diante dos avanços da tecnologia digital”, pela professora titular aposentada da UFPR, Aldacy Coutinho, e “Formas de contratação do trabalhador na prestação sob plataformas digitais”, por Donna Kasselman, professora da Université de Paris Est Créteil. O procurador-chefe do MPT/Paraná ficou responsável pela mediação das discussões.

Esta foi a terceira edição do simpósio, que até o final do ano terá um total de 10 edições em capitais pelo Brasil.

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br