Fórum discute uso indiscriminado de agrotóxicos em lavouras de fumo

Na próxima segunda-feira (25), às 9h30, acontece na sede do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) o Fórum de Combate ao Uso de Agrotóxicos e Fórum para o Controle do Tabaco, que tem coordenação compartilhada entre o MPT e o Centro de Apoio das Promotorias de Meio Ambiente, do Ministério Público do Paraná.

A reunião tem como ponto de pauta, além de informes gerais, a denúncia que envolve o município de São João do Triunfo, um dos maiores produtores de fumo do Paraná. Na Comunidade Barra Bonita, por exemplo, moram 140 agricultores e apenas quatro deles não plantam fumo. De acordo com os moradores, que registraram denúncia por meio da associação Coletivo Triunfo, há uso indiscriminado de agrotóxicos no solo da região. O veneno prejudica a saúde dos trabalhadores nas lavouras, contamina o meio ambiente e tem sido causa da morte de animais e plantas nativas.

Os agricultores são obrigados a fazer uso do agrotóxico em decorrência de obrigações estipuladas em contrato com as empresas fumageiras de São João do Triunfo e municípios vizinhos. De acordo com a procuradora Margaret Matos de Carvalho, um dos objetivos do fórum é debater soluções para preservar a saúde desses trabalhadores, em municípios produtores de tabaco, e para conter o uso indiscriminado de agrotóxicos em todo o estado.

Para discutir a questão, estará presente o coordenador do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Pedro Luiz Serafim, além de agricultores, membros do MP, representantes da classe médica e de secretarias de Estado, prefeitos de municípios do interior do Paraná, sindicalistas e sociedade civil em geral.

SERVIÇO

Fórum de Combate ao Uso Agrotóxicos e Fórum para o Controle do Tabaco

Local e data: 25/04, segunda-feira, às 9h30

Endereço: auditório do MPT-PR, localizado na Av. Vicente Machado, nº 84, Centro, Curitiba

Carolina Goetten / ASCOM MPT-PR