Entidades sindicais apresentam proposta de nota técnica para a criação de fórum estadual em defesa da liberdade sindical

(Curitiba, 18/01/2018) Nesta quinta-feira (18 de janeiro), cerca de 100 representantes de entidades sindicais do estado do Paraná estiveram no auditório do Ministério Público do Trabalho, em Curitiba, para discutir a criação de um fórum estadual em defesa da liberdade sindical. Esta foi a segunda reunião para estabelecer os principais pontos a serem defendidos pelo fórum – que deve ser lançado oficialmente na primeira quinzena de 2018.

Uma sugestão de nota técnica, elaborada pelas centrais sindicais em reunião prévia, foi apresentada aos participantes. O documento, que apresentou três eixos principais a serem discutidos pelo Fórum (custeio, negociações coletivas e atos antissindicais), será complementado e colocado em nova discussão no dia 22 de fevereiro.

Fórum - A inciativa da criação do fórum foi do procurador do Trabalho no Paraná Alberto Emiliano de Oliveira Neto, vice-coordenador nacional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis), do MPT. A ideia é que MPT e as entidades sindicais possam construir uma narrativa conjunta de efetiva promoção da liberdade sindical.