Segurança no trabalho é tema de oficina promovida pelo MPT em Pato Branco

(Curitiba, 07/11/2018) O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Comitê de Investigação de Óbitos e Amputações Relacionados ao Trabalho (Crioart) do Sudoeste Paranaense promoveram, nessa segunda-feira (5/11), uma oficina de capacitação sobre as normas regulamentadoras 33 e 35, relacionadas à segurança no trabalho em altura e em espaços confinados.

O evento foi conduzido pelo instrutor Marlon Bragagnolo, bombeiro civil do Estado de Santa Catarina. No período da manhã, a exposição teórica aconteceu no auditório do Sesc de Pato Branco, com explicações sobre o conteúdo e aplicabilidade das normas regulamentadoras bem como com a apresentação de diversos equipamentos de proteção individual utilizados no trabalho em altura. Durante a tarde, foi realizada a capacitação prática, na sede da cerealista Coopertradição em Pato Branco, em que foram apresentadas situações de utilização dos equipamentos de proteção individual tratados no período da manhã, com a demonstração do trabalho em espaços confinados.

A oficina de capacitação foi prestigiada por aproximadamente cinquenta integrantes das equipes de Vigilância em Saúde do Trabalhador dos Municípios do Sudoeste Paranaense, das Regionais de Saúde, do Corpo de Bombeiros, dos servidores da Procuradoria do Trabalho no Município de Pato Branco e de sindicatos da categoria profissional. 

Apresentação de equipamentos de proteção individual durante a capacitação teórica
Apresentação de equipamentos de proteção individual durante a capacitação teórica

 

A oficina de capacitação inclui-se dentre as iniciativas do Comitê de Investigação de Óbitos e Amputações Relacionados ao Trabalho (Crioart) para prevenir acidentes de trabalho na região e capacitar os profissionais envolvidos na saúde e segurança do trabalhador. No mês de setembro, foi realizada outra oficina de capacitação, com o Médico do Trabalho do MPT-PR, Elver Moronte, que teve como tema "Vigilância em Saúde do Trabalhador – ações para prevenção de doenças e promoção de saúde", abrangendo saúde do trabalhador no SUS, saúde e trabalho, vigilância em saúde do trabalhador e estudos de casos.

Capacitação prática foi realizada na sede da cerealista Coopertradição
Capacitação prática foi realizada na sede da cerealista Coopertradição

 

Além disso, são realizadas reuniões mensais para discussão de casos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais na região, a fim de identificar as principais atividades econômicas com acidente de trabalho, orientar as equipes das Vigilâncias em Saúde do Trabalho, complementar os procedimentos em investigação no Ministério Público do Trabalho e promover a saúde do trabalhador.

 

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento ao trabalhador

(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009

Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br