Audiências públicas em Francisco Beltrão, União da Vitória e Irati discutem o uso de agrotóxicos

(Curitiba, 18/6/2019) O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) participou, nesta semana, de uma série de audiências públicas para discutir o uso de agrotóxicos nos municípios de Francisco Beltrão, União da Vitória e Irati. Os objetivos foram informar a população da região sobre a quantidade de agrotóxicos consumida e o impacto no meio ambiente, além de propor políticas públicas, como a formação de um fórum regional que permanentemente possa debater esse tema.

De acordo com a procuradora regional do Trabalho Margaret Matos de Carvalho, as audiências públicas são essenciais para manter a população informada. “Nós precisamos cada vez mais debater o tema, já que informações são escassas a respeito desse assunto - portanto a população desconhece o quanto está exposta, os malefícios advindos dessa exposição e que pouco tem sido feito para proteger a saúde pública e o meio ambiente.”

Nas audiências também foram repassados números regionais sobre as altas incidências de câncer e do nascimento de bebês com málformações decorrentes da exposição das gestantes aos agrotóxicos.

Em eventos como as audiências públicas realizadas nesta semana, a ideia é provocar questionamentos. “O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Mas não somos o maior país e nem temos a maior produção agrícola do mundo – estamos atrás de países como os Estados Unidos, por exemplo, que não é o maior consumidor mundial. Então, isso tem um significado muito importante: indica que não protegemos nossa população mas, sim, os interesses econômicos das empresas que lucram comercializando esses produtos. Podemos afirmar que os brasileiros estão sendo envenenados propositalmente, com o objetivo de enriquecimento de poucos – principalmente das poucas indústrias de agrotóxicos.”

Margaret lembra que o Brasil aceita o uso de agrotóxicos que são proibidos na maioria dos países. “Por isso é importante discutir a razão pela qual o Brasil consome tanto veneno e por que de permitimos que venenos proibidos em outros países possam ser consumidos aqui.”

Consumo – De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), em 2017 a agricultura brasileira usou 539,9 mil toneladas de pesticidas. E este número tende a aumentar, graças à velocidade da liberação de agrotóxicos. Só em 2019, até meados de maio, foram registrados 169 produtos liberados – mais do que em todo o ano de 2015, quando os registros de pesticidas começaram a aumentar no país.

As audiências públicas (que aconteceram entre os dias 17 e 19 de junho) são uma iniciativa do MPT-PR, Fórum Estadual do Combate ao Agrotóxico, Associação Paranaense dos Expostos ao Amianto (Aprea), Campanha Viva Sem Veneno e Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

Audiência Pública em Francisco Beltrão
Audiência Pública em Francisco Beltrão

Audiência Pública em União da Vitória
Audiência Pública em União da Vitória

Audiência Pública em Irati
Audiência Pública em Irati

 

Assessoria de Comunicação – MPT/PR

Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br