MPT-PR participa de operação de combate à exploração do trabalho de crianças e adolescentes na Ponte da Amizade
(Foz do Iguaçu, 29/2/2024) O Ministério Público do Trabalho em Foz do Iguaçu participou, na quarta-feira (28 de fevereiro), de uma operação integrada com órgãos municipais e federais, com o auxílio de autoridades paraguaias, para repressão e combate à exploração de trabalho de crianças e adolescentes que chegam ao Brasil pela Ponte Internacional da Amizade, fronteira com o Paraguai.
O objetivo da ação conjunta foi impedir a entrada, no Brasil, de crianças e adolescentes desacompanhados de responsável legal, sem documentação, e/ou com o objetivo de serem explorados para o trabalho.
Foram abordados 96 veículos e 32 crianças/adolescentes ficaram sob a guarda de autoridades paraguaias. Uma dessas crianças, de nacionalidade paraguaia, viria trabalhar nas ruas de Foz do Iguaçu – em sua mochila foram encontrados itens de limpeza de vidros de carro.
De acordo com a Procuradora do Trabalho em Foz do Iguaçu, Claudia Honório, que participou da operação, ações como esta são essenciais para o combate ao trabalho de crianças e adolescentes. "Lembra-se que o trabalho em logradouros públicos é uma das piores formas de trabalho infantil, devendo ser combatido. Crianças e adolescentes de outras nacionalidades não podem ser explorados para o trabalho no Brasil, cabendo à rede de proteção garantir seus direitos fundamentais com absoluta prioridade.”
Além do MPT-PR, participaram da operação: a Polícia Federal, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu, o Conselho Tutelar, representantes do grupo Cáritas e da OAB, o Consulado Paraguaio, o Ministério Público do Paraguai e a Secretaria de Justiça Social do Paraguai.
Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
Telefones: (41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
E-mail: prt09.ascom@mpt.mp.br
Conheça nossas redes
Instagram: https://www.instagram.com/mptparana/
Youtube: https://www.youtube.com/mptparana