12 de junho: MPT-PR participa da campanha contra o trabalho infantil

(Curitiba, 11/6/2021) O dia 12 de junho marca o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Para promover a conscientização e combate ao trabalho infantil, o Ministério Público do Trabalho no Paraná participará de uma série de eventos abertos ao público, nas mídias sociais. Confira a programação de alguns que contam com a participação do MPT-PR.

Webinar – O combate ao Trabalho Infantil e a atuação em rede, promovido pelo Fórum Permanente pela Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Região de Campinas. Dia 10 de junho, às 14 horas.

Seminário - Enfrentamento ao Trabalho Infantil de São José dos Pinhais. Dia 11 de junho, às 9 horas. Veja aqui como foi a programação da manhã e aqui os debates da tarde.

Live - #NaoAoTrabalhoInfantil, promovida pela Associação dos Conselheiros Tutelares da Região Leste do Estado do Paraná (Actleste). Dia 12 de junho, às 14 horas.

Webinar – Trabalho Infantil na Internet. Evento promovido em conjunto pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, MPT-PR e Secretaria Estadual da Saúde. Dia 16 de junho, às 16 horas. Acesse a página da Sejuf no Youtube para participar

A data - O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi instaurado em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O objetivo é conscientizar a sociedade sobre os direitos da infância e sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil às crianças e a sociedade.

A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu 2021 o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil. Estudos da OIT e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) alertam que a crise provocada pela pandemia de Covid-19 pode agravar a situação de trabalho infantil na América Latina e no Caribe.

Dados de 2019 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), divulgada em 2020 pelo IBGE, mostram que 1,8 milhão de crianças e adolescentes encontram-se em situação de trabalho infantil no Brasil. Entre elas, 66,1% são pretas ou pardas.

Em 2020, o MPT recebeu 1.847 denúncias relacionadas ao tema da exploração do trabalho infantil. No Paraná foram 146 denúncias, 49 termos de ajuste de conduta (TACs) e 12 ações.

Para mais dados e informações sobre o tema, acesse: https://www.prt9.mpt.mp.br/informe-se/noticias-do-mpt-pr/45-noticias-prt-curitiba/1616-campanha-alerta-para-urgencia-em-erradicar-o-trabalho-infantil