Campanha “O Amor Contagia” arrecada mais de R$ 17 milhões e ajuda a salvar 200 mil vidas durante a pandemia

(Curitiba, 29/11/2021) A campanha “O Amor Contagia”, iniciativa inédita que envolveu diversas empresas e entidades do Estado do Paraná, arrecadou R$ 17,4 milhões e ajudou a salvar 200 mil vidas, em 18 meses de pandemia. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (25 de novembro), durante evento de encerramento e prestação de contas da campanha, realizado no Teatro da Reitoria da UFPR.

O dinheiro foi usado para a compra de equipamentos de proteção individual, insumos hospitalares, medicamentos, cestas básicas e kits de higiene. As doações foram entregues a mais de 200 instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade em Curitiba, como hospitais filantrópicos e entidades de acolhimento de crianças e adolescentes e idosos em situação de risco, que, em virtude da pandemia, viram a maior parte de sua receita, proveniente de doações, diminuir drasticamente.

O projeto é fruto de uma parceria inicial do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), Promotoria de Justiça das Fundações e do Terceiro Setor do Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná (Funpar). Depois da assinatura de convênio entre essas instituições, ainda uniram-se ao grupo: Instituto GRPCOM, Grupo Marista, PUCPR, Instituto Positivo, a comissão do Terceiro Setor da OABPR, associações da sociedade civil organizadas com sede no Estado, empresas e pessoas físicas.

Encerramento da campanha - Foto de Marcos Solivan Sucom UFPR
Encerramento da campanha - Foto de Marcos Solivan Sucom UFPR

A procuradora regional do Trabalho Mariane Josviak, representante do MPT-PR no evento, ressaltou que a campanha realmente que contagiou toda a sociedade. “Ficamos honrados em participar deste projeto e verificar que ele trouxe inúmeros benefícios à nossa sociedade”, disse. “E estes benefícios não foram somente àqueles que receberam os equipamentos, insumos e medicamentos, mas, sim, a todos os que participaram desta campanha.”

“O expressivo resultado alcançado em 18 meses demonstra a grandeza e a solidariedade da população paranaense, que confiou na política de transparência e governança da campanha e demonstrou o desejo e a capacidade de rápida mobilização em um momento tão crítico de crise sanitária mundial. Somente a junção de esforços de toda a sociedade nos conduzirá por caminhos de fraternidade e menos desigualdades”, afirma a promotora de Justiça Karina Anastácio Faria de Moura Cordeiro, uma das idealizadoras da iniciativa.

Vacina - O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, relembrou a importância da Universidade, do Complexo Hospital de Clínicas e das universidades públicas, que mais uma vez se mostraram essenciais durante a pandemia, mesmo sofrendo com cortes orçamentários. Fonseca também apresentou, ao final do evento, a Campanha da Vacina UFPR e fez um apelo para que as organizações, entidades e voluntários também se mobilizem em prol do desenvolvimento da vacina desenvolvida na universidade, com insumos 100% nacionais, alta tecnologia, baixo custo de produção e com testes que apontam excelentes resultados até o momento.

O reitor destacou que as vacinas contra a Covid-19 serão uma necessidade constante da sociedade no enfrentamento da pandemia. “Tal como no caso da campanha “O amor contagia”, nesse caso a universidade também não consegue caminhar sozinha. (…) Nós estamos em um momento de conclusão das fases pré-clínicas da vacina e prestes a fazer o pedido para realização de testes em seres humanos, a fase clínica. Vacinas e a pesquisa da vacina custam caro. Tivemos apoio até aqui. Mas nesse novo passo, a fase clínica, os custos se multiplicam”, explicou.

Para saber mais sobre a campanha da Vacina da UFPR, acesse https://vacina.ufpr.br.

Campanha premiada – Em outubro deste ano, a campanha “O Amor Contagia” ficou em segundo lugar na categoria “Integração e Articulação” do Prêmio CNMP. Os dois projetos também receberam o selo de reconhecimento do Projeto Respeito e Diversidade.

Saiba mais aqui: https://www.prt9.mpt.mp.br/informe-se/noticias-do-mpt-pr/45-noticias-prt-curitiba/1420-uniao-entre-empresas-e-entidades-cria-fundo-para-combater-coronavirus-no-parana

Assessoria de Comunicação do MPT/PR, com informações das assessorias de comunicação do MP-PR e UFPR
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
prt09.ascom@mpt.mp.br
facebook.com/mptpr

Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009