Divulgados os trabalhos selecionados para a etapa estadual do Prêmio MPT na Escola
(Curitiba, 26/8/2022) O Ministério Público do Trabalho no Paraná divulga, nesta sexta-feira (26 de agosto), os 12 trabalhos selecionados na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola de 2022. Participaram do concurso 173 trabalhos de 75 municípios paranaenses – um recorde no Estado, que no ano passado recebeu a inscrição de 110 obras. A categoria desenho foi a com maior número de inscrições: 60 obras aptas a concorrer ao Prêmio. Em seguida, vieram as categorias de poesia (50), conto (44) e música (19).
O Prêmio é a coroação do Projeto MPT na Escola, que usa a arte para fomentar a participação de secretárias(os) municipais de educação, educadores e estudantes em ações de mobilização, conscientização e prevenção da exploração do trabalho infantil e de adolescentes.
Na etapa estadual foram escolhidos os 12 trabalhos com os melhores desempenhos (três de cada categoria), de acordo com a comissão julgadora. As obras receberam pontuações de 0 a 5, em cada categoria, contemplando diversos quesitos. O melhor trabalho de cada categoria vai representar o Paraná na etapa nacional do prêmio. O resultado da etapa paranaense será apresentado em uma cerimônia virtual no dia 20 de outubro. Os vencedores nacionais serão conhecidos no dia 1º de dezembro, também em uma cerimônia online.
Comissão julgadora – Cada categoria contou com três jurados: duas(dois) servidoras(es) do MPT-PR e um(a) aprendiz (lista abaixo). A comissão foi unânime em afirmar que avaliar os trabalhos foi uma importante e difícil missão, pela qualidade dos trabalhos enviados.
Esta foi a segunda vez que a servidora da PRT9 Mariane Terplak participou do projeto: “Participar mais uma vez do Prêmio MPT na Escola, dessa vez fazendo parte da comissão julgadora [categoria música], foi incrível. Minha primeira participação ocorreu quando estava lotada em Joaçaba/SC e a procuradora do Trabalho Luísa Carvalho Rodrigues (hoje na PTM de Guarapuava) organizou o concurso naquela região. Na oportunidade, fui voluntária para auxiliar nos trabalhos e foi uma experiência muito divertida e prazerosa!”, disse. “O concurso transporta o tema do trabalho infantil para dentro das escolas, e transforma, tanto as crianças como os educadores, em seres conscientes sobre o assunto, o que, certamente, contribui para o combate a essa prática.”
Já o servidor Willian Thá Jr., também da PRT9, afirmou que participar como avaliador das músicas inscritas no concurso “foi o trabalho mais difícil em 11 anos de casa – mas, ao mesmo tempo, o mais gratificante”. “Senti que cada criança que fez parte do projeto acabou entendendo mais da atuação do MPT, e que nosso trabalho também é por eles. Todas muito comprometidas e talentosas, estão de parabéns!”
Para a chefe da Assessoria Jurídica da Procuradoria Municial do Trabalho em Guarapuava Angelica Nayara Rodrigues Tuleski, a participação na comissão também foi especial, já que ela chegou a trabalhar com algumas ações promocionais relacionadas ao projeto, auxiliando o procurador do Trabalho responsável. "Ver os trabalhos concluídos, a dedicação das professoras, dos coordenadores e dos alunos foi incrível. Deu para sentir um orgulho quentinho dentro do peito de que, com o projeto, uma sementinha contra o trabalho infantojuvenil foi semeada e trará frutos positivos."
A engenheira da PRT9 Adriana da Silva, uma leitora voraz – inclusive colunista sobre livros e literatura em um informativo interno do MPT-PR –, participou de duas categorias: conto e poesia. “Não foi fácil dizer o que era melhor, pois foi possível sentir toda dedicação de cada estudante e a excelente qualidade com a qual os textos foram apresentados. Por isso digo que não há perdedores: cada poesia, cada conto que li, me encheu de orgulho dessa ‘piazada’ tão esmerada e fez meu coração ficar quentinho nesses dias tão frios em Curitiba”, disse. “De forma tão lúdica e tão inteligente conseguiram me emocionar, me fazer rir, questionar, me preocupar... Afinal, o trabalho infantil e o cuidado com o meio ambiente por meio da reciclagem são assuntos muito sérios! Quando eu tinha 13 anos e estava na sétima série, atualmente oitavo ano, havia recém sido operada de apendicite e estava bem “caidinha’ ainda do pós cirúrgico, quando minha mãe me trouxe um certificado, era um prêmio que ganhei sobre um texto que fiz sobre o tabaco, e isso me deixou muito mais animada e bastante surpresa também. Na época não sei se minha escola, que foi pública por toda minha vida estudantil, teve o devido reconhecimento, mas tendo ou não, hoje agradeço a todos os professores da Escola Ernani Vidal. Sou Engenheira de segurança no trabalho, mas não se engane pensando que amo a matemática, eu sou apaixonada mesmo é por ler e escrever, tanto que leio e escrevo muito." E completa: “Felicito a todos os participantes, estudantes e professores(as), pela belíssima jornada e torço para que sempre possam sonhar, realizar e se expressar tão bem e a favor de causas tão importantes para o nosso país e o planeta.”
Resgate à infância – O Projeto MPT na Escola integra um dos eixos estratégicos do Programa Resgate a Infância, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT. Tem por objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade por intermédio da comunidade escolar e fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção.
Recorde – A cada ano, a participação do projeto MPT na Escola aumenta. Em 2022, houve a maior adesão de municípios, escolas, educadores(as) e estudantes de sua história – que já havia sido recorde em 2021. Envolveram-se no projeto quase 2 mil escolas de 226 municípios – em 2021, participaram 1.249 escolas de 114 cidades paranaenses. O número de educadores e educadoras que desenvolveram o projeto nas salas de aula passou de 4.025 (em 2021) para 10.022, envolvendo 193.017 estudantes – no ano anterior foram 106.252.
Regional – As atividades no MPT na Escola no Paraná em 2022 começaram em fevereiro, com uma audiência coletiva inaugural para apresentar o projeto a coordenadores(as) e professores(as) do Estado. Durante o evento, que foi transmitido ao vivo pelo canal do MPT-PR no Youtube, a procuradora-chefe e coordenadora regional da Coordinfância, Margaret Matos de Carvalho, também tirou dúvidas dos(as) participantes e apresentou o cronograma anual do projeto.
Em março, foi realizada uma oficina de capacitação nacional para educadores envolvidos com o projeto em todo o País. O treinamento foi conduzido pelas procuradoras do Trabalho Cândice Arosio, Elisiane Santos e Luísa Carvalho Rodrigues e apresentou os objetivos do projeto, além de informações sobre como implementar a iniciativa dentro das escolas e como concorrer na premiação nacional.
Fizeram parte da comissão julgadora as servidoras e servidores do MPT-PR:
Adriana da Silva – Analista perita em Engenharia de Segurança do Trabalho no MPT-PR
Angelica Nayara Rodrigues Tuleski – Chefe da Assessoria Jurídica (1º Ofício da PTM de Guarapuava)
Leandro Inácio Leite – Analista em Direito (4º Ofício da PRT9)
Mariane Terplak – Técnica administrativa (18º ofício da PRT9)
Ricardo Vicelli Cidral da Costa – Analista em Direito/Chefe de Assessoria Jurídica (29º Ofício da PRT9)
Simone Clos Cesar Ribeiro – Analista em Direito (8º Ofício da PRT9)
Willian Thá – Assistente Nível da Chefia de Gabinete da Procuradora-chefe (Planassiste)
E as(os) aprendizes:
Erejanor Simon – Elo
Luiza Nicoly Andrade Cordeiro – ABC Vida
Mateus Bonfim Lídio – Gerar
Yara Conrado Choinski – Unilehu
Saiba quais foram os trabalhos selecionados na etapa estadual (por ordem alfabética dos municípios):
CONTO
Campo do Tenente - A infância de João
Autoria: Lyvia Fernandes Schamoveber – 4º ano
Escola Municipal Professor Gunther Urban
Colombo - Letícia e a bala mágica
Autoria: Enzo Gabriel Broetto Pessoa – 5º ano
Escola Municipal Izolina Ceccon
Pato Branco - O pequeno vendedor de ovos
Autoria: Vitor Rodrigues de Souza – 5º ano
Escola Municipal União
DESENHO
Assis Chateaubriand - O sonho de ser criança
Autoria: Lucas Soares de Souza – 5º ano
Escola Municipal Nellita Ramos Sabella
Pinhais - Um país e uma luta, para o fim do caminho da desigualdade
Autoria: Lucas Gabriel Carvalho da Silva e Isabela Henrique Bernardo – 5º ano
Escola Municipal Frei Egídio Carloto
São João - Infância é para estudar, não para trabalhar
Autoria: Ana Júlia Rodrigues de Jesus – 5º ano
Escola Municipal Castro Alves
MÚSICA
Assis Chateaubriand – Sou criança
Autoria: Beatriz de Oliveira Aguiar Isadora, Gabrielly Targa Souza e Agatha Fernanda da Silva – 4º ano
Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado
Colombo - Eu vou
Autoria: Ana Carolina Nascimento Braz dos Santos, Larissa Eduarda Lemos Franco e Maria Luiza do Nascimento – 4º ano
Escola Municipal Isolina Ceccon
Pinhais – Vida de criança não é trabalho
Autoria: Enzo Bergamashi, Isabela Henrique Bernardo e Tabatha Antonella Salazar Calzadilla
Escola Municipal Frei Egídio Carloto
POESIA
Apucarana - Não se deixem enganar!
Autoria: Michele Vitória Pereira – 5º ano
Escola Municipal Augusto Weyand
Pinhais - Combate ao trabalho infantil
Autoria: Vicente Gabriel Faria – 4º ano
Escola Municipal Anísio Teixeira
Rebouças - Criança tem que estudar
Autoria: Rafaely Antoniete Szwarc – 5º ano
Escola Municipal do Campo Imaculada Conceição de Maria
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