Atletas adolescentes participam do I Encontro Estadual de Categorias de Base em Curitiba-PR

(Curitiba, 4/10/2022) Duzentos e quarenta atletas em formação, de 14 a 17 anos, participaram do I Encontro Estadual de Categorias de Base do Futebol, na última sexta-feira (30 de setembro), em Curitiba-PR. O evento foi realizado pelo MPT, por meio da Coordinfância, e contou com apoio da Federação Paranaense de Futebol (FPF), da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (Smelj), da OAB-PR, e de clubes profissionais do Estado com certificado de instituições formadoras.

O objetivo foi discutir e esclarecer questões relacionadas à formação de atletas adolescentes, incluindo informações sobre medidas preventivas e repressivas contra o assédio e o abuso sexual de crianças e adolescentes no esporte. Iniciativas semelhantes serão realizadas em outros estados brasileiros ainda em 2022. Na segunda-feira (3 de outubro), foi a vez do Rio Grande do Sul. Os próximos estão agendados para 10 de outubro (Minas Gerais), 7 de novembro (Rio de Janeiro) e em Pernambuco, sem data definida.

Participaram do evento paranaense, realizado no salão de atos do Parque Barigui, em Curitiba, integrantes das categorias de base do Azuriz Futebol Clube, Clube Athletico Paranaense, Coritiba Futebol Clube e Paraná Soccer Technical Center (PSTC). Também foram convidados atletas do Paraná Clube e representantes do futebol feminino do Imperial Futebol Clube (parceria com o Coritiba).

Educação e esporte – Na abertura do evento, a procuradora-chefe do MPT-PR, Margaret Matos de Carvalho, destacou que, em função de a profissão de jogador de futebol ser incerta e normalmente curta, é importante o foco nos estudos. “É muito comum que vocês fiquem cansados em função dos treinamentos e terem dificuldade em acompanhar a escola (...) mas não devem nunca deixar os estudos de lado, porque não se sabe o que vai acontecer amanhã”. Além disso, a procuradora destacou a importância da doutrina da proteção integral. “Antes desta doutrina, crianças e adolescentes eram considerados meros objetos, não eram considerados cidadãos, não eram sujeitos de direitos”, explica. “Agora, crianças e adolescentes são reconhecidos como sujeitos de direitos – e isso significa, principalmente, que podem conhecer quais são seus direitos, reivindicar que eles não sejam violados e atuar como protagonistas. Não só ouvir o que temos a dizer, mas serem ouvidos. E esse é o grande valor desse acontecimento de hoje: o protagonismo que a lei assegura a vocês como agentes ativos.”

O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr., também foi enfático em reforçar que os direitos dos atletas adolescentes devem ser garantidos, especialmente quanto à saúde e à educação. “Entre vocês pode haver um jogador de futebol de grande sucesso; pode existir jogador de nem tão grande sucesso, mas com contrato vantajoso que garanta o futuro da família; e pode haver jogadores que passem por clubes pequenos e a carreira acabe rápido – e o que vão fazer quando a carreira acabar?”, questiona. “Por isso, um pedido que eu faço para vocês: ‘Estudem, estudem, estudem’.”

Assédio no futebol – A primeira interação do Encontro foi uma palestra com o ex-goleiro Alê Montrimas sobre um tema tabu no mundo esportivo: o assédio sexual. Além de trazer um panorama de sua carreira no futebol, Montrimas contou sobre as situações de assédio que sofreu durante 10 anos de sua carreira nas categorias de base. Montrimas resolveu dar um fim ao silêncio sobre esta situação em 2014, quando se aposentou do futebol. “Esse assunto é real, ele existe. Temos que falar disso. Lutar contra o abuso sexual é defender a integridade do esporte, para que, no fim das contas, o sonho vença a ilusão.”

Dignidade é o nosso esporte – Durante o evento, os participantes tiveram oportunidade de se informar sobre seus direitos e deveres por meio de palestras do promotor David Kerber, do Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR), da procuradora do MPT-PR Cristiane Sbalqueiro Lopes, e do vice-presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/PR, Alberto Israel Barbosa de Amorim Goldenstein. Além disso, conheceram a campanha do MPT Dignidade é nosso esporte, apresentada pela coordenadora do Grupo de Trabalho Atletas Adolescentes da Coordinfância do MPT, Luísa Carvalho Rodrigues. O objetivo da campanha é informar sobre os direitos dos atletas, oferecendo ferramentas para entender a diferença entre o desenvolvimento esportivo saudável e protegido e a exploração do trabalho infantil, contribuindo para a identificação de situações de abuso e para a concretização de seus direitos constitucionais e legais.

O assessor da presidência da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Robson Seerig, trouxe informações sobre a atuação da Federação na certificação dos clubes como formadores e tirou algumas dúvidas da plateia. Os participantes também tiveram oportunidade de trocar experiências com jogadores de outros clubes e conhecer a realidade da formação de atletas com a coordenadora de desenvolvimento humano do Clube Athletico Paranaense, Patricia Mânica, e com o ex-atleta e atualmente coordenador de captação das categorias de base do Coritiba, Ivo Ricardo (Pepo). A mesa foi presidida pela secretária da Comissão de Direito Desportivo da OAB-PR, Tatiana Manzochi.

Sonho e realidade – Para finalizar o Encontro, o comunicador, radialista e ator Mauro Mueller conversou com os adolescentes sobre a realização de sonhos e a busca pelo amor pela profissão. “Tudo começa com o sonho – e quando pergunto ‘cadê meu sonho que estava aqui?’, ainda estou realizando esse sonho. Se eu não fui um jogador profissional, eu usei tudo que eu aprendi com meus professores e técnicos para chegar até aqui – e eu amo o que eu faço. Para que vocês amem o que fazem, ouçam seus orientadores”. O bate-papo, assim como a palestra de Alê Montrimas, foi mediado pelo professor e humorista Rapha Lobo.

A íntegra do evento está disponível em nosso canal do Youtube. Assista clicando aqui.

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
Telefones: (41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
E-mail: prt09.ascom@mpt.mp.br
Facebook: https://www.facebook.com/mptpr
Instagram: https://www.instagram.com/mptparana/
Youtube: https://www.youtube.com/mptparana

Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009