Paraná tem dois trabalhos selecionados na categoria nacional do Prêmio MPT na Escola
(Brasília e Curitiba, 12/10/2022) A Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do Ministério Público do Trabalho, divulgou nesta quarta-feira (12) os trabalhos vencedores da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2022 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. O objetivo da iniciativa é estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e de fomento à proteção de adolescentes trabalhadores e trabalhadoras.
O Paraná teve dois trabalhos selecionados: o desenho Um país e uma luta, para o fim do caminho da desigualdade (de Lucas Gabriel Carvalho da Silva e Isabela Henrique Bernardo, município de Pinhais) e a música Sou criança (de Beatriz de Oliveira Aguiar, Isadora Gabrielly Targa Souza e Agatha Fernanda da Silva, do município de Assis Chateaubriand). Veja aqui matéria sobre todos os vencedores da etapa paranaense.
Nesta edição, a ordem da classificação final – primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria – só será revelada durante a solenidade virtual de premiação, que será realizada no dia 1 de dezembro, às 14h. Este ano, 19 regionais participaram da disputa. O concurso premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições públicas de ensino que integram o projeto em todo o Brasil.
“O MPT na Escola é um projeto transformador, porque tem entre seus objetivos informar a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, sobre os efeitos nocivos do trabalho infantil, desconstruir mitos criados em torno do tema, bem como mostrar que crianças possuem o direito fundamental de ser criança e, portanto, de usufruir de uma infância plena, digna e saudável. É um projeto concretizado essencialmente por meio do diálogo social com as Secretarias de Educação, mas se trata sobretudo de um projeto de empoderamento de crianças e adolescentes e de formação cidadã”, afirma Ana Maria Villa Real, Coordenadora Nacional da Coordinfância.
“O Paraná participa do projeto MPT na Escola desde o ano de 2015 e, a cada ano, assistimos, com alegria e esperança, aumentar o número de municípios participantes. Queremos chegar a todos os 399 municípios paranaenses, pois o trabalho infantil deve ser enfrentado como de fato é: uma grave violação de direitos. A comunidade escolar desempenha um papel importantíssimo para a construção de uma cultura de proteção integral de crianças e adolescentes e o prêmio MPT na Escola, a partir dos trabalhos selecionados, é o retrato fiel da relevância do projeto e da sua imprescindível continuidade”, acrescentou a coordenadora regional da Coordinfância no Paraná, Margaret Matos de Carvalho.
Paraná - Neste ano, participaram da fase paranaense 173 trabalhos de 75 municípios – um recorde no Estado, que no ano passado recebeu a inscrição de 110 obras. A categoria desenho foi a com maior número de inscrições: 60 obras aptas a concorrer ao Prêmio. Em seguida, vieram as categorias de poesia (50), conto (44) e música (19).
Lista das vencedoras e dos vencedores por ordem de PRT:
Grupo 1 – Alunas e alunos do 4° e 5º do ensino fundamental
Categoria CONTO
PRT 4 – Município de Tramandaí/RS (E.M.E.F. General Luiz Dêntice/estudante: Valentina Mendes Fraga Alves)
PRT 7 – Município de Morada Nova/CE (E.E.B. Professora Joana Paula de Morais/estudante: Olívia Anastácio Vieira)
PRT 24 – Município de Corumbá/MS (E.M.E.I. Luiz Feitosa Rodrigues/estudante: Fernanda Sestari da Silva)
Categoria DESENHO
PRT 1 – Município de Itaperuna/RJ (Escola Municipal Oscar Jerônimo da Silva/estudante: Brenda de Souza Belo)
PRT 4 – Município de Imbé/RS (E.M.E.F. Estado de Santa Catarina/estudante: Antony Oliveira de Borba)
PRT 9 – Município de Pinhais/PR (Escola Municipal Frei Egídio Carloto/estudantes: Isabela Henrique Bernardo e Lucas Gabriel Carvalho da Silva)
Categoria MÚSICA
PRT 7 – Município de Itaiçaba/CE (Escola de Ensino Fundamental Dom Aureliano Matos/estudante: Iasmim da Silva Marinho)
PRT 8 – Município de Juruti/PA (EMEF Zelinda Souza Guimarães/estudante: Victor Emanuell Diniz Guidão)
PRT 9 – Município de Assis Chateaubriand/PR (Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado/estudantes: Beatriz de Oliveira Aguiar, Isadora Gabrielly Targa Souza e Agatha Fernanda da Silva)
PRT 19 – Município de Maceió/AL (Escola Municipal Pedro Suruagy/estudantes: Ariel Vieira dos Santos, Débora Rodrigues dos Santos e William Guilherme da Silva Ferreira)
Categoria POESIA
PRT 4 – Município de Esteio/RS (EMEB Luiza Silvestre de Fraga/estudante: Alice Costa Lemos)
PRT 11 – Município de Manaus/AM (Escola Estadual de Tempo Integral Irmã Adonai Politi/estudante: Tassiara Kamilly da Silva Lucas)
PRT 14 – Município de Sena Madureira/AC (Escola Raimundo Magalhães/estudante: Luiara Souza do Nascimento)
Grupo 2 – Alunas e alunos do 6° e 7º do ensino fundamental
CATEGORIA CONTO
PRT 15 – Município de Divinolândia/SP (EMEB Euclides da Cunha/estudante: Lavínya de Mello Ramos)
PRT 17 – Município de Cariacica/ES (EMEF Stelida dias/estudante: Sophia Santos Bessa Alves)
PRT 19 – Município de Campo Alegre/AL (Escola Municipal de Educação Básica Professora Zenobia Ferreira da Silva/estudante: Lavignia Vitória da Conceição Santos)
Categoria DESENHO
PRT 1 – Município de Rio de Janeiro/RJ (Escola Municipal 05.15.026 Paraguai/estudante: Sofia Velloso Gomes)
PRT 15 – Município de Itatiba/SP (EMEB profª Rosa Scavone/estudante: Henzo da Silva Pereira)
PRT 19 – Município de União dos Palmares/AL (Escola Municipal Manoel Rosa da Paz/estudante: Izequiela Noemi dos Santos)
Categoria MÚSICA
PRT 5 – Município de Juazeiro/BA (Escola Municipal de Pontal/estudantes: Arthur Leoncio Lôla e Daniel Leoncio Lôla)
PRT 7 – Município de Fortim/CE (E.E.F. Comunitária da Barra/estudante: Elaine dos Santos Lima)
PRT 23 – Município de Nova Mutum/MT (Escola Municipal do Campo Jorge Carlos Ferreira/estudante: Maria Fernanda Gonçalves Ribeiro)
Categoria POESIA
PRT 7 – Município de Aracati/CE (EEF Centro Educacional Raízes e Asas/estudante: Radassa Vitalino Mendes)
PRT 13 – Município de Cajazeiras/PB (E.M.E.F.E.F. Carolino de Souza Neto/estudante: Maria Vitória de Abreu Marinho)
PRT 24 – Município de Corumbá/MS (Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues/estudante: Gilson Miguel Vieira Ozório)
Comissão Julgadora – Nesta edição do Prêmio MPT na Escola, compuseram a comissão julgadora:
Categoria CONTO:
Rebeca Cristina Cassiano dos Anjos (membro do CPA/ERJ e representante do Rio de Janeiro no CPA do CONANDA)
Lydiane Machado e Silva (Procuradora do Trabalho e Vice-Presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho)
Erika Medina Stancioli (Auditora-fiscal do Trabalho)
Categoria DESENHO:
Andrey Felype Nascimento da Silva (membro CEDCA/DF)
Eliane Araque (sub-Procuradora Geral do Trabalho)
Maria Claudia Falcão (representante da Organização Internacional do Trabalho e Coordenadora do Programa de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da OIT)
Categoria MÚSICA:
Carlos Eduardo Carvalho Brisolla (Procurador do Trabalho);
Maria Eduarda Oliveira e Silva (membro do CEDCA/CE e representante do CEDCA/CE no CPA do CONANDA)
Katerina Volkov (Secretária-executiva do FNPETI)
Categoria POESIA:
Ramon Ferreira Lima (membro CEDCA/AM)
Gisele Ursini (professora da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP)
Alberto Balazeiro (Ministro do Tribunal Superior do Trabalho)
Membras suplentes:
Silvana Ribeiro Martins (Procuradora Regional do Trabalho da PRT 04); e
Maria Vitória Sussekind Rocha (Procuradora Regional do Trabalho da PRT 01).
A contribuição de cada um e cada uma foi fundamental, fortalecendo a luta nacional pela erradicação do trabalho infantil. Cabe destacar a participação de quatro adolescentes, que integraram a comissão julgadora dos trabalhos: Ramon Ferreira Lima, Maria Eduarda Oliveira e Silva, Andrey Felype Nascimento da Silva e Rebeca Cristina Cassiano dos Anjos, representando, respectivamente, os estados do Amazonas, Ceará, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
Para a vice gerente nacional do projeto, Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann, “o prêmio MPT na Escola é a culminância de um projeto muito caro ao MPT. Na divulgação do seu resultado, sempre é possível visualizar o forte impacto do projeto nas localidades em que é aplicado. Discutir o combate ao trabalho infantil e ver as crianças e adolescentes se debruçando sobre o tema para construírem músicas, poemas, contos e desenhos é inspirador. Essa construção corrobora e fortalece a certeza da necessidade da erradicação dessa prática tão negativa, que traz prejuízos nefastos à infância.”
Fonte: Secom/PGT