Seminário internacional discute o fortalecimento da agroecologia e as consequências do uso dos agrotóxicos à saúde e à natureza

(Curitiba, 18/11/2022) Entre os dias 7 e 9 de dezembro será realizado, em Curitiba, o III Seminário Internacional “Fortalecimento da agroecologia, consequências dos agrotóxicos à saúde humana e à natureza e uma abordagem de vigilância em saúde”. O evento é voltado a estudantes, pesquisadores, agricultores e representantes de movimentos sociais e de entidades públicas e privadas que trabalhem ou tenham interesse nestes temas. O seminário será realizado no auditório do Campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Além de atualizar a situação do uso dos agrotóxicos e consequências para a saúde humana e ambiental, os objetivos do seminário são: apresentar pesquisas sobre agrotóxicos e agroecologia; dar voz aos trabalhadores/trabalhadoras da agroecologia, populações atingidas por agrotóxicos e organizações apoiadoras; discutir a regulação dos agrotóxicos e a vigilância popular da saúde das populações expostas a estes produtos; atualizar o desenvolvimento da agroecologia no Brasil e América Latina; fortalecer a rede das guardiãs e os guardiões das sementes crioulas; discutir a segurança alimentar e o papel da vigilância na saúde dos trabalhadores, trabalhadoras e populações expostas.

Atividade Externa - No dia 10 de dezembro de 2022 será realizada atividade externa, com visitação no Assentamento da Reforma Agrária José Lutzemberger – Filhos da Terra, localizado no Município de Antonina. Neste local estará acontecendo a 3ª Festa da Reforma Agrária Popular.

Pesquisas e feira – A partir das 14h do dia 7 de dezembro, antes da abertura oficial do Seminário, estudantes e pesquisadores já selecionados farão apresentações de pesquisas de agroecologia e agrotóxicos. E além de atividades acadêmicas e culturais, haverá ainda uma feira permanente de produtos agroecológicos e espaço para troca de sementes, na área externa.

Abertura – A Conferência “Geografia do uso de agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia”, com a pesquisadora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) Larissa Bombardi, marcará o início oficial do Seminário, às 18h.

A conversa será seguida pelo lançamento do documentário "Travessias em busca da agroecologia", de Beto Novaes, e da conferência “As consequências do Projeto do Agronegócio para a população”, com João Pedro Stédile (MST).

Nos dois dias seguintes, serão realizadas, das 8h30 às 18h, intervenções culturais, conferências, mesas de debates e lançamentos de obras. Confira a programação completa aqui.

Organização e produção – Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), Associação Paranaense dos Expostos ao Amianto e Vítimas de Agrotóxicos (Apreaa), Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos da Erva-Mate, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Paraná e Santa Catarina (Fetraf-PR/SC), Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva/UFPR, Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador (Neast/UFMT), Observatório do Uso de Agrotóxicos e Consequências para a Saúde Humana e Ambiental no Paraná – UFPR, Terra de Direitos, Fórum Paranaense Contra os Agrotóxicos, Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, Associação Brasileira de Agroecologia (ABA)¸Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Movimento Ciência Cidadã, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Apoiadores – AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia, Coletivo Triunfo, DESER/ICAF, Ecoaraucária, Instituto Federal do Paraná (IFPR)/Campi União da Vitória e Irati, Unicentro e Centro de Desenvolvimento e Educação dos Sistemas Tradicionais de erva-mate (Cederva).

Serviço
III Seminário Internacional “Fortalecimento da agroecologia, consequências dos agrotóxicos à saúde humana e à natureza e uma abordagem de vigilância em saúde”
Data: 7 a 9 de dezembro, com visita externa no dia 10 de dezembro ao acampamento José Lutzemberger em Antonina, litoral do Paraná
Local: Auditório do Campus Rebouças da Universidade Federal no Paraná (UFPR) - Av. Sete de Setembro, 2645 (entrada pela rua Rockfeller)
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/wL9QzCDsPQriVcMR8
Transmissão ao vivo pelo Canal do MPT-PR no Youtube: https://www.youtube.com/mptparana

Canais de informação sobre o Seminário
Sites: MPT-PR (https://www.prt9.mpt.mp.br/); Viva Sem Veneno (www.vivasemveneno.com.br)
Insagram: MPT-PR (https://www.instagram.com/mptparana/); Viva Sem Veneno (https://www.instagram.com/vivasemveneno/)
Facebook: MPT-PR (https://www.facebook.com/mptpr); Viva Sem Veneno (https://www.facebook.com/VivaSemVeneno/)


Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
Telefones: (41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
E-mail: prt09.ascom@mpt.mp.br
Facebook: https://www.facebook.com/mptpr
Instagram: https://www.instagram.com/mptparana/
Youtube: https://www.youtube.com/mptparana

Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009