Audiência pública discute a reciclagem no Paraná durante a Expoingá

(Curitiba, 10/5/2023) Nesta quinta-feira (11 de maio), a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Margaret Matos de Carvalho, participará da audiência pública "Reciclagem no Paraná: desafios, perspectivas e alternativas", que será realizada durante a Assembleia Itinerante na Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá). A audiência, proposta pelo deputado estadual Evandro Araújo (PSD), está marcada para 10h, no auditório Luiz Antônio Penha, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

O objetivo é estimular à reciclagem nos municípios paranaenses. Para isso, foram convidados, além de representantes do MPT, gestores municipais de resíduos sólidos urbanos, especialistas e pesquisadores da cadeia da reciclagem, representantes das cooperativas e associações de catadores, do Ministério Público Estadual e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

Segundo dados da Sedest, os municípios do Paraná coletaram 10,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos no ano de 2019, porém apenas 4,4% desse total foram destinados à reciclagem - apenas um pouco maior do que a média nacional de 3,6%. De acordo com Secretaria, isso ocorre principalmente porque ainda existem gargalos na coleta seletiva realizada pelos municípios, na separação doméstica e na falta de envolvimento dos fabricantes, que contribuem para o aumento de resíduos no meio ambiente.

Serviço:
O auditório Luiz Antônio Penha fica na Sede da SRM, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá.
Estacionamento: Portões 05 e 07, acesso pela Avenida Guaiapó; Portão 03, acesso pela Rua Haiti.
Pedestres: acesso pelo portão principal, na Avenida Cristóvão Colombo.

Fonte: Assessoria do deputado estadual Evandro Araújo