Foz do Iguaçu cria segundo Conselho Tutelar devido acordo com MPT-PR

Após firmar termo de compromisso com o Ministério Público do Trabalho no Paraná para a instauração do segundo Conselho Tutelar, o município de Foz do Iguaçu realizará eleições para a escolha de novos conselheiros.

Com aproximadamente 250 mil habitantes, Foz do Iguaçu tem apenas um Conselho Tutelar, insuficiente para atender a alta demanda de trabalho. Os cinco conselheiros têm uma jornada de trabalho exaustiva devido às horas extras que se obrigam a cumprir para atender todos os pedidos em dia. Além disso, a estrutura é precária e falta mão de obra qualificada. Segundo o procurador Enoque Ribeiro dos Santos, o município se comprometeu a criar o novo órgão até 15 de fevereiro de 2013, oferecer estrutura completa para o funcionamento e não utilizar aprendizes em substituição a mão de obra qualificada.

O Conselho Tutelar é responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. No dia 18 de novembro serão realizadas eleições para escolher os dez novos conselheiros. São 83 candidatos que poderão ser votados por toda a população de Foz do Iguaçu.

ASCOM MPT - PR