MPT-PR e Assessoria de Direitos Humanos promovem capacitação sobre trabalho escravo e tráfico de pessoas

(Curitiba, 20/06/2024) O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) e a Assessoria de Direitos Humanos (ADH) do Município de Curitiba promovem, na tarde de 25 de junho, capacitação voltada a representantes da rede de atendimento a vítimas de trabalho escravo contemporâneo e tráfico de pessoas em Curitiba.

O evento vai reunir, na sede do MPT-PR, em Curitiba, representantes de Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), secretarias municipais e profissionais de áreas como assistência social, educação, saúde e direitos humanos.

A capacitação terá início com a apresentação do documentário Precisão, que mostra a história de trabalhadores e trabalhadoras resgatados(as) de condições análogas à escravidão. O filme é uma produção do MPT e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Em seguida, a procuradora do MPT-PR e gerente nacional do projeto Liberdade no Ar, Cristiane Sbalqueiro Lopes, apresentará informações sobre trabalho escravo e tráfico de pessoas, com enfoque em conceitos, tipificação, características e riscos dos grupos mais vulneráveis.

Direitos e vulnerabilidades dos migrantes, atendimento humanizado e políticas públicas serão os temas abordados pela advogada e fundadora do Instituto de Políticas Públicas Migratórias (IPPMig), Isabella Traub.

Renan de Oliveira Rodrigues, diretor de Qualificação e Relações do Trabalho da Fundação de Ação Social (FAS), trará informações sobre os programas e serviços da FAS-Trabalho. Em seguida, a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Paraná da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), Silvia Xavier, fala sobre tráfico de pessoas.

Antes de abrir para debates e dúvidas, a chefe da assessoria de comunicação do MPT-PR apresentará campanhas e materiais para divulgação relacionados à temática – especialmente os voltados ao Projeto Liberdade no Ar.

PROGRAMAÇÃO

 

Horário

Tema

Responsável

13h30

Credenciamento e recepção

MPT/ADH

13h50

Boas-vindas e abertura

Cristiane Sbalqueiro Lopes (MPT-PR) e Elenice Malzoni (ADH)

14h

Exibição do documentário “Precisão”

MPT-PR

14h30

Trabalho escravo e tráfico de pessoas: Conceitos, tipificação, características, riscos e vulnerabilidades. Grupos especialmente vulneráveis. Migrantes. Mulheres. Discriminação. Exploração sexual e escravidão. Trabalho escravo doméstico.

Cristiane Sbalqueiro Lopes (MPT-PR)

15h10

Migrantes. Direitos e vulnerabilidades. Atendimento humanizado. Políticas públicas.

Isabella Traub (IPPMig)

15h40

Programas e Serviços da FAS Trabalho

Renan de Oliveira Rodrigues (FAS)

16h10

Tráfico de pessoas

Silvia Xavier (Seju)

16h40

Comunicação em Direitos Humanos: Campanhas e materiais para divulgação junto à comunidade. Projeto Liberdade no Ar.

Andrea Ribeiro (MPT-PR)

17h

Perguntas e debates

MPT-PR, ADH

17h30

Encerramento

Cristiane Sbalqueiro Lopes e Elenice Malzoni

SERVIÇO
Capacitação de rede de atendimento para enfrentamento de violações de direitos trabalhistas
Data: 25 de junho (terça-feira)
Horário: 13h30 às 17h30
Local: auditório da PRT9 (Av. Vicente Machado, 84, Centro – Curitiba/PR)

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
Telefones: 41. 3304-9103 / 41. 99957-0725 (whatsapp)
E-mail: prt09.ascom@mpt.mp.br

Conheça nossas redes
Instagram: https://www.instagram.com/mptparana/
Youtube: https://www.youtube.com/mptparana