MPT- PR em Audiência Pública - “Por uma Maringá sem incineração de lixo”
A proteção da saúde da população de Maringá (PR), com a proibição total de incineração de resíduos sólidos urbanos, será o tema central da Audiência Pública que acontece na próxima quinta-feira (19), das 10h às 12h30, na Câmara de Vereadores de Maringá. Na presidência da mesa a deputada estadual Luciana Rafagnin.
A reconhecida emissão de agentes poluentes altamente cancerígenos, bem como as medidas de proteção ambiental, do trabalho e renda dos catadores que sobrevivem da comercialização dos materiais recicláveis, destaca a urgência do tema.
Além do procurador do Trabalho Fábio Aurélio da Silva Alcure, coordenador do Ministério Público do Trabalho em Maringá e do Fórum regional Lixo e Cidadania, estará presente a procuradora Margaret Matos de Carvalho, coordenadora executiva do Fórum Lixo e Cidadania do MPT no Paraná. A política nacional de resíduos sólidos e incineração será o tema de sua abordagem em palestra.
O procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio das Promotorias de Meio Ambiente, Saint-Clair Honorato Santos, abordará os aspectos legais do assunto em debate. A incineração e impactos nas atividades dos catadores será discutida por Carlos Alencastro Cavalcanti, membro do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – comissão do Paraná. O consultor do MNCR André Abreu de Almeida falará sobre o contexto e riscos associados da incineração de resíduos.
Ainda, na programação, o vídeo “Eu Sou Catador”. Na sequência iniciam os debates.
Rossana Tuoto / ASCOM MPT-PR