Fórum Lixo e Cidadania discute Projeto de Lei Pró-Catadores
Curitiba - Nesta quinta-feira, no auditório do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), aconteceu mais uma edição do Fórum Lixo e Cidadania. A mesa foi composta pelo Secretário do Meio Ambiente de Curitiba, Renato Eugenio de Lima, pela representante da cooperativa Catamare, Marilza Aparecida dos Santos, e pelo presidente da Cataparaná, Carlos Alencastro Cavalcante.
Na reunião, discutiu-se o Projeto de Lei que cria o programa Pró-Catador, debatido em audiência pública realizada na tarde de ontem (4) na Câmara Municipal de Curitiba. O Projeto de Lei propõe que os catadores passem a ser protagonistas do sistema de limpeza pública das cidades, amparados pela legislação.
O Secretário do Meio Ambiente trouxe algumas respostas às questões levantadas nos últimos fóruns, como a discussão das "Estações de Sustentabilidade", que deverão ser implementadas daqui a dois meses. O objetivo é fazer com que a população leve seus resíduos aproveitáveis até essas estações. O Secretário também informou que vai discutir formas de ampliação da participação dos catadores nas políticas públicas de meio ambiente.
O evento contou com a presença de diversos representantes de associações e cooperativas, além de órgãos públicos relacionados.
ASCOM - MPT-PR