MPT-PR inaugura sede própria em Guarapuava
Guarapuava - O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT) inaugura, no próximo dia 27 de setembro, sede própria em Guarapuava. O MPT em Guarapuava foi instalado em março de 2007 na cidade e atende 38 municípios da região, entre eles Irati, Laranjeiras do Sul, Prudentópolis e União da Vitória.
A solenidade será às 14h, na nova sede, localizada na Rua Guaíra, 3853. Estarão presentes o Vice Procurador-Geral do Trabalho, Eduardo Antunes Parmeggiani, o Procurador-Chefe do MPT no Paraná, Ricardo Bruel da Silveira, autoridades locais e regionais.
Além de Guarapuava, o MPT no Paraná tem representações em Maringá, Londrina, Cascavel, Umuarama, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Ponta Grossa e Pato Branco.
Hoje, estão em andamento no MPT em Guarapuava 144 investigações. O maior número de procedimentos diz respeito a falta de registro de empregados, excesso de jornada de trabalho, irregularidades relacionadas a pagamentos de horas-extras, salários, desrespeito ao meio ambiente de trabalho e exploração do trabalho infantil.
Estrutura
A sede em Guarapuava funciona em imóvel próprio da União, destinado para utilização do MPT. Com um terreno de aproximadamente 1200 metros quadrados e 530 metros quadrados de área construída, a sede está localizada na Rua Guaíra, 3853, no bairro Batel.
Duas procuradoras do trabalho já estão atuando, Cláudia Honório e Cibelle Costa de Farias.
Atuação do MPT
O Ministério Público do Trabalho atua na defesa da legislação trabalhista. Atua tanto preventivamente, por meio de mediações entre patrões e trabalhadores, como repressivamente, via investigações, buscando o ajustamento da conduta da empresa, ou, ainda, por meio de ações judiciais cabíveis na esfera da Justiça do Trabalho.
Também desenvolve o papel de fiscal da lei, intervindo em todos os autos judiciais de interesse público no Tribunal Regional do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho.
As principais áreas de atuação do Ministério Público do Trabalho são: defesa dos direitos difusos e coletivos dos trabalhadores; combate ao trabalho infantil e ao trabalho forçado; adequação do meio ambiente do trabalho na defesa da saúde e segurança do trabalhador; moralidade na contratação de empregados nos serviços públicos (sociedades de economia mista e empresas públicas); e, defesa da liberdade sindical.
Cada vez mais as federações, os sindicatos, os trabalhadores e os empregadores recorrem ao Ministério Público do Trabalho para denunciar abusos contra a legislação trabalhista ou para mediar conflitos. Com base nas denúncias que chegam ao MPT, os procuradores instauram procedimentos para investigá-las e adotam as medidas necessárias, quando comprovadas as irregularidades.
Serviço:
Solenidade de Inauguração da sede do Ministério Público do Trabalho em Guarapuava
Local: Rua Guaíra, 3853, no bairro Batel
Horário: 14 horas
ASCOM - MPT-PR