Fórum Regional de Aprendizagem tem novos coordenadores no Paraná
A procuradora do trabalho Mariane Josviak fala ao público presente
Curitiba - Aconteceu na tarde desta terça-feira (15) a terceira reunião do ano do Fórum Regional de Aprendizagem no Paraná, realizada no auditório do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR).
Na reunião, foram apresentados os novos coordenadores do fórum, Yvy Karla Abbade, da Universidade Livre para a Eficiência Humana (UNILEHU), e Gilbert Marconi, do Ensino Social Profissionalizante (ESPRO). Eles coordenarão o Fórum pelos próximos dois anos.
Os coordenadores deram ao público presente um questionário, que servirá para auxiliar na elaboração de um plano de trabalho para o ano. Foi sugerido também que os participantes troquem experiências entre si, o que pode colaborar para que o Fórum adquira uma identidade. Os membros do Fórum desejam que ele adquira uma representatividade nacional.
No encontro, a procuradora do trabalho Mariane Josviak, responsável pelo Fórum, falou sobre o cenário de aprendizagem no Brasil, explicando alguns pontos sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que será melhor discutido no próximo encontro.
Fabiana Condessa, representante da Ong Amor pela Vida, falou um pouco sobre o trabalho da instituição, que cuida de jovens com problemas de alcoolismo e drogadição, realizando um resgate tanto voluntário quanto involuntário. A instituição deseja criar uma parceria com o Fórum, para que os jovens que saiam do tratamento possam ter uma continuidade de suporte por meio de cursos e trabalho.
O Fórum
O Fórum de Aprendizagem foi criado em 2004 como espaço de discussão e de deliberação de medidas necessárias para a proteção do trabalho do adolescente aprendiz, por meio do esforço conjunto de órgãos e entidades públicas e privadas comprometidas com a implementação da aprendizagem no estado do Paraná. O Fórum reúne empresas, jovens, instituições que trabalham com a promoção social de adolescentes e instituições que desenvolvem programas voltados ao Jovem Aprendiz.