Audiência pública no Ministério Público do Trabalho no Paraná discute o repasse da gorjeta para trabalhadores

MPT-PR verificou que alguns restaurantes de Curitiba cobravam dos clientes a taxa de serviço (10%) e não repassavam aos empregados

Curitiba - Na próxima quarta-feira (30) acontece no auditório da sede do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), às 14h30, uma audiência pública que vai orientar empregados e empresários do ramo dos hotéis e restaurantes de Curitiba (PR) a respeito do repasse das gorjetas ou taxas de serviço cobradas dos consumidores nas notas de despesa.

O encontro foi agendado pelo procurador do Trabalho Humberto Mussi de Albuquerque e decorre de um Procedimento Promocional por ele instaurado em 2013. Na época, o MPT-PR verificou que alguns restaurantes de Curitiba cobravam dos clientes a taxa de serviço (10%) e não repassavam tais valores aos seus empregados. O Sindihotéis  (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Meios de Hospedagem e Gastronomia de Curitiba e Região), por sua vez, constatou haver poucas informações sobre a conduta adotada pelas empresas do setor em relação a essa questão.

A audiência vai orientar os empregadores, trabalhadores e sindicatos sobre a obrigatoriedade do repasse da gorjeta aos empregados, além de explicar os demais aspectos legais que envolvem o tema.

Audiência Pública sobre repasse das gorjetas
Data: 30/04/2014
Horário: 14h30
Local: Av. Vicente Machado, 84 (Auditório)