MPT-PR organiza eventos para conscientização sobre saúde e segurança no trabalho
Curitiba – Para lembrar o dia 28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) realizará e participará de eventos para a conscientização a respeito da importância de se pensar e investir na saúde e segurança no trabalho.
Conforme notícia divulgada anteriormente pelo MPT-PR, de acordo com o Anuário Estatístico da Previdência Social 2013, lançado nesse ano, o Brasil registrou, em 2013, 717.911 acidentes de trabalho, dos quais 14.837 resultaram em incapacidade permanente e 2.797 em óbito. O Paraná, por sua vez, registrou 53.132 acidentes, dos quais 1.353 resultaram em incapacidade permanente e 270 em óbitos – números que colocam o estado em quinto lugar no número de acidentes (atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul) e terceiro que mais registra óbitos (atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais).
Curitiba
Em Curitiba, o Fórum de Proteção ao Meio Ambiente de Trabalho do Estado do Paraná (FPMAT-PR), coordenado pela procuradora do trabalho Ana Lucia Barranco, participa de ação de conscientização na Boca Maldita, entre 9h às 17h. As instituições participantes levarão materiais para informar os passantes a respeito de suas atribuições e sobre como prevenir acidentes de trabalho.
Umuarama
Em Umuarama, o MPT-PR realiza, no dia 28 de abril, o seminário “Trabalho seguro da construção civil”, que será realizado no teatro da Unipar (Praça Mascarenhas de Moraes, 4282, Umuarama). Participam também o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliários de Umuarama (Sintricomu). As palestras discutirão medidas de prevenção de acidentes de trabalho na construção civil, fiscalização trabalhista e as responsabilidades civis no setor. O seminário começa às 19h e a entrada é gratuita.
Pato Branco
No dia 28 de abril, às 14h, no Auditório da Câmara dos Vereadores de Pato Branco, o MPT-PR realizara uma audiência pública voltada ao setor de supermercados, a fim de discutir formas de prevenção de acidentes em setores de açougue, padarias e elevadores de materiais, tendo em vista o grande número de acidentes na região no setor.