MPT-PR participa do I Seminário Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil em São José dos Pinhais
(Curitiba, 29/06/2017) Na última terça-feira (27 de junho), foi realizado o I Seminário Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil de São José dos Pinhais. O evento foi mais uma ação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado no dia 12 de junho.
O simpósio teve como objetivo discutir o Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, debatendo ações e estratégias de prevenção e erradicação do trabalho infantil. O evento também contou com a participação de estudantes do 4º ano da Escola Municipal Pedro Moro, que fizeram uma apresentação representando a problemática do trabalho infantil.
A procuradora regional do Trabalho Margaret Matos de Carvalho participou do seminário, representando o Ministério Público do Trabalho no Paraná. Ela falou à plateia sobre estratégias de prevenção e erradicação do Trabalho Infantil e ressaltou que o plano municipal de São José dos Pinhais é o mais adiantado considerando os demais Municípios da RMC, o que se deve ao esforço da equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. “Esperamos que o esforço da equipe seja recompensado e que o Município invista recurso orçamentário suficiente para que o plano municipal seja de fato executado e se torne realidade. A prioridade absoluta que se dá aos direitos de crianças e adolescentes deve se refletir no orçamento municipal.”
O prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, destacou a importância da participação dos profissionais de educação e de toda a sociedade no combate ao trabalho infantil. “Mudar essa realidade só é possível por meio de um trabalho de educação e conscientização”, disse. “Todos somos responsáveis pela erradicação do trabalho infantil, quando nos depararmos com algum caso devemos denunciar.”
Também estiveram presentes no evento Andrea Perbiche, integrante da Equipe de Referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de São José dos Pinhais; a delegada da Delegacia da Mulher Tatiana Guzela; a secretária municipal de Assistência Social, Sonia Arruda Vale; o secretário municipal de Trabalho Emprego e Economia Solidária Marco Antônio Setim; o secretário municipal de Esporte e Lazer, Alessandro Hendler; a presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Irmã Lidiane Conceição dos Santos; a diretora geral da pasta Daiane Silveira; e os vereadores Silvio Santo, Tadeu Camargo, Mari Temperasso e Fatima de Paula.
Campanha nacional – Para alertar a população sobre os males do trabalho na infância, o Ministério Público do Trabalho lançou, em junho deste ano, a campanha #chegadetrabalhoinfantil. A ideia é propor um movimento de conscientização para dar um basta no trabalho infantil no Brasil. Além de todas as unidades do MPT no país, a campanha tem o apoio de artistas, esportistas, jornalistas e da sociedade civil.
Para saber mais, acesse o site www.chegadetrabalhoinfantil.com.br.
Leia mais sobre as ações do MPT-PR no mês de combate ao trabalho infantil acessando os links abaixo:
http://www.prt9.mpt.mp.br/informe-se/noticias-do-mpt-pr/45-noticias-prt-curitiba
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José dos Pinhais
Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br