PTM em Pato Branco recomenda que PCH Foz do Estrela paralise atividades e teste trabalhadores do canteiro de obras em Coronel Domingos Soares

(Pato Branco, 29/5/2020) A Procuradoria do Trabalho no Município de Pato Branco recomendou ao Consórcio Construtor Foz do Estrela que paralise as atividades no canteiro de obras referente à PCH Foz do Estrela, no município de Coronel Domingos Soares, pelo período mínimo de sete dias. O Município passou a ter casos confirmados de covid-19 em virtude de infecção por trabalhadores que prestam serviço no empreendimento. De acordo com a Vigilância em Saúde do Trabalhador do Município de Coronel Domingos Soares, foram detectados 15 trabalhadores do canteiro de obras do Consórcio Construtor Foz do Estrela infectados pelo novo coronavírus. Em todo o município já são 34 casos confirmados.

A PTM recomenda ainda que, durante o período de paralisação, sejam realizadas a higienização do local e a triagem e avaliação clínica individual de todos os empregados para identificar trabalhadores que possam ter tido contato com o novo coronavírus. Em caso de resultados positivos, os trabalhadores devem ser afastados, conforme determinações de autoridades sanitárias.

A procuradora do Trabalho em Pato Branco Luísa Carvalho Rodrigues, que assina a recomendação, considera que o empreendimento, pela estrutura fornecida no canteiro de obras, representa potencial foco de transmissão e disseminação do vírus, com consequente aumento do número de casos. O número de empregados é grande, os alojamentos contam com uma média, atualmente, de três trabalhadores por unidade/quarto, e muitos deles se deslocam entre estados do país.

Na Recomendação, a procuradora do Trabalho destaca o fato de a estrutura do sistema de saúde do Município e da região ser deficiente. O Hospital Santa Pelizzari, referência para tratamento de casos graves da Covid-19 na região, fica no município de Palmas (a 32Km de Coronel Domingos Soares) e não é suficiente para socorrer quantidade de casos graves da doença.

Audiência judicial – Nesta sexta-feira (29), foi realizada, em ambiente virtual, uma audiência com representantes da empresa e do MPT-PR. O Consórcio se comprometeu a atender a recomendação expedida e a apresentar, ainda na data de hoje, documentos comprobatórios das medidas implementadas.

O Ministério Público do Trabalho, por sua vez, vai entrar em contato com a Secretaria de Saúde do Paraná para cientificá-los sobre a gravidade da situação e tentar melhorar a estrutura do sistema de saúde local.

Leia aqui a íntegra da Recomendação.

 

Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
prt09.ascom@mpt.mp.br
facebook.com/mptpr

Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009