MPT/Paraná busca solução para atraso dos salários de profissionais da saúde indígena

(Curitiba, 27/03/2019) O Ministério Público do Trabalho no Paraná solicitou ao procurador-geral do Trabalho Ronaldo Curado Fleury, nesta terça-feira (27/03), que sejam adotadas providências junto ao Ministério da Saúde para o restabelecimento do repasse de recursos às instituições conveniadas para pagamento dos trabalhadores que prestam assistência à saúde da população indígena. O atraso dos repasses às instituições foi denunciado ao MPT por funcionários e pacientes da Casa de Saúde Indígena de Curitiba (Casai Curitiba).

Em reunião realizada na sede do MPT Paraná nesta terça-feira, representantes dos funcionários da Casai Curitiba e das mais de 20 etnias atendidas pela instituição relataram que o Governo Federal suspendeu o repasse de recursos desde o início do ano. Desta forma, a equipe de enfermagem, que continua oferecendo serviço 24 horas de acolhimento e assistência aos usuários indígenas em casos de média e alta complexidade, não recebe remuneração desde janeiro.

Liberação dos recursos - De acordo com o site da Fundação Nacional do Índio, o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou, em reunião realizada ontem com indígenas Pataxó e Tupinambá, que determinou a liberação imediata dos recursos. O ministro estimou que o dinheiro chegue às entidades num prazo de 10 a 15 dias.

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br