"Por um Paraná sem incineração de lixo" é tema de audiência pública

Na próxima segunda-feira (28), será realizada a audiência pública "Por um Paraná sem incineração de lixo", no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. O evento, com início às 9h, tem como objetivo discutir os prejuízos ambientais e sociais desse tipo de descarte dos resíduos sólidos, defendendo a sua proibição total no estado. A procuradora do trabalho e coordenadora do Fórum Lixo e Cidadania, Margaret Matos de Carvalho, irá falar sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e Incineração.

A emissão de agentes poluentes cancerígenos e os impactos ambientais são algumas das justificativas para essa proibição. Além disso, a incineração irá absorver material que poderia ir para a reciclagem, afetando diretamente os catadores, que sobrevivem da coleta e comercialização de resíduos sólidos recicláveis.

A mesa da audiência será presidida pela deputada Luciana Rafagnin e dentre os presentes estão o procurador de justiça Saint-Clair Honorato Santos, que irá discutir os aspectos legais, e o membro da comissão paranense do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Carlos Alencastro Cavalcanti, que irá mostrar o impacto dessa ação nas atividades dos catadores.

Serviço

Data: 28 de novembro de 2011

Horário: das 9h às 12h

Local: Plenário da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná

Gisele Rosso / ASCOM MPT-PR