MPT-CE lança projeto de incentivo à leitura infantojuvenil durante quarentena

(Fortaleza, 16/4/2020) O Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) lançou, na última terça-feira (14), o projeto Peteca Literário, que tem por objetivo incentivar a leitura de livros por adolescentes e jovens durante o período de suspensão das aulas, decorrente da pandemia do coronavírus. O lançamento do projeto aconteceu durante Live promovida na página oficial do projeto Peteca no Facebook. 

A live foi mediada pelo procurador do Trabalho no Ceará e coordenador-geral do Peteca, Antonio de Oliveira Lima, e teve como expositoras a adolescente Amanda Paulino Farias (Nova Russas-CE), amante da leitura e da música, e da jovem Anna Luiza Calixto Amaral (Atibaia-SP), escritora, colunista da Rede Peteca e representante do Conapeti em São Paulo. Durante o evento, as expositoras falaram do amor pelos livros, destacando a importância da leitura para suas vidas e o relevante papel de suas famílias e professores no incentivo à caminhada. Fizeram breves relatos dos principais livros que já leram e deram dicas e incentivos aos participantes da live interessados em criar rotinas de leitura.

O procurador do Trabalho convidou os adolescentes e jovens para participarem do projeto Peteca Literário, que consiste na realização de lives interativas, com a participação, ao vivo, dos adolescentes e jovens que concluírem a leitura dos livros sugeridos.

Para o primeiro desafio, Amanda sugeriu duas obras: "Extraordinário", de R. J. Palácio, recomendado para principiantes; e "Garota de Vidro", recomendado para os que já tem mais hábito de leitura

Anna Luiza, por sua vez, sugeriu "O Mistério da Fábrica de Livros", de Pedro Bandeira, para adolescentes; e "Pedagogia do Oprimido", de Paulo Freire, para jovens e demais amantes da leitura.

1º Desafio Peteca Literário – 28 de abril
No dia 28 de abril, às 19h, será realizada Live Interativa, com os adolescentes e jovens que concluírem a leitura de um dos livros abaixo:
1. Extraordinário - R. J. Palácio
2. Garota de Vidro - Laurie Halse Anderson
3. O Mistério da Fábrica de Livros - Pedro Bandeira
4. Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire

Durante a live, os adolescentes e jovens que concluírem a leitura poderão apresentar as respectivas resenhas ou comentários e dialogar ao vivo com Amanda ou com Anna Luiza, sobre os livros por elas indicados, mediante revezamento.

Todos os livros estão disponíveis na internet, em versão pdf. Quem não conseguir baixar, poderá solicitar o arquivo através do email peteca2008@gmail.com ou do WhatsApp 85-9 9165-7999.

Os adolescentes e jovens que concluírem a leitura e tiverem interesse em fazer a resenha ou comentários durante a live deverão enviar mensagens para o WhatsApp 85-9 9165-7999, para receber as instruções de acesso à plataforma e o link com o convite para participação ao vivo.

Fonte: Blog Peteca