Divulgada a lista dos trabalhos selecionados para participar da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola de 2021

(Curitiba, 3/9/2021) O Ministério Público do Trabalho no Paraná divulgou, nesta sexta-feira (03 de setembro), os 12 trabalhos selecionados na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola de 2021. As secretarias de Educação de 39 municípios inscreveram 112 obras (contos, desenhos, músicas e poesias desenvolvidas por alunos de 4º a 7º anos) para participar do concurso. O Prêmio é a coroação do Projeto MPT na Escola, que usa a arte para fomentar a participação de secretarias(os) municipais de educação, educadoras(es) e estudantes em ações de mobilização, conscientização e prevenção da exploração do trabalho infantil e de adolescentes.

Na etapa estadual foram escolhidos os 12 trabalhos com os melhores desempenhos (três de cada categoria), de acordo com a comissão julgadora estadual. As obras receberam pontuações de 0 a 5, em cada categoria, contemplando diversos quesitos. O melhor trabalho de cada categoria vai representar o Paraná na etapa nacional do prêmio. O resultado deve ser conhecido até o dia 12 de outubro. Em função da pandemia, ainda não foi definido se haverá eventos de premiação (estadual ou nacional) e qual será seu formato.

Comissão julgadora – Pela primeira vez, o Paraná contou com a participação de uma criança e de uma adolescente na comissão julgadora: Manuela Segura Lopes (11 anos) e Mickaelle Figueiredo Correia dos Santos (adolescente representante do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil no Paraná – Feti/PR).

A estudante Manuela considerou muito importante ter uma criança no comitê, “pois representa a comunidade das crianças, que são quem estão produzindo todos os trabalhos”. “Achei muito legal ser jurada porque era bem divertido ver todos os trabalhos produzidos. Mas também achei muito difícil, pois havia muitos trabalhos bons e era muito difícil decidir qual nota dar e quem ia ficar no pódio”, completou. Mickaelle concorda: “Foi muito importante e divertido. É legal demais poder saber das criatividades das crianças!”

Também integram o corpo de jurados:

- Amanda Navarro: integrante da coordenação colegiada do Feti/PR e da Secretaria de Saúde de Curitiba – Sesa;
- Ângela Mendonça, também do colegiado do Fórum Estadual e chefe do Departamento de Políticas para Criança e Adolescente da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf);
- Maria Francisca Pansini, representante da Sesa e participante histórica do Feti/PR;
- Roselaine Mendes Ferreira – representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR); e
- Rui Alberto Ecke Tavares - auditor Fiscal do Trabalho, que participou de todas as edições do MPT na Escola no Paraná e integra a Coordenação Colegiada do Feti.

Recorde – Neste ano, o projeto MPT na Escola no Paraná teve a maior adesão de municípios, escolas, educadores(as) e estudantes de sua história. Participaram 1.249 escolas de 114 municípios – há dois anos, foram 716 escolas de 53 municípios. O número de educadores e educadoras que abraçaram a ideia do projeto passou de 3.199 para 4.025, envolvendo 106.252 estudantes – em 2019 foram 91.701. A ideia é envolver um número cada vez maior de pessoas na luta contra o trabalho infantil e o incentivo à aprendizagem.

“O Prêmio MPT na Escola, cada vez com maior número de escolas participantes, tem se caracterizado como importante iniciativa para promover a conscientização das crianças e da comunidade escolar no Combate ao Trabalho infantil por intermédio da expressão de ideias e manifestações culturais que dão visibilidade ao problema”, afirma o auditor fiscal Rui Tavares.

“O MPT na escola é uma oportunidade de sensibilizar professores, pais e alunos, rompendo com uma cultura de banalização do trabalho infantil na comunidade escolar”, diz Maria Francisca Pansini, do Núcleo de Promoção da saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, e participante histórica do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil no Paraná. “Os alunos e alunas têm a oportunidade de aprender sobre seus direitos e sobre a importância de procurarem ajuda, caso passem a ser vítimas do trabalho infantil. Desta forma, quando adultos poderão atuar para combater o trabalho infantil em qualquer profissão que venham a exercer, além de ter consciência de não praticar a exploração do trabalho infantil”.

A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Margaret Matos de Carvalho, agradece todos e todas que participaram do MPT na Escola 2021, incluindo as pessoas que integram a Comissão Julgadora e os(as) procuradores(as) do trabalho que se engajaram, num período tão difícil de pandemia e que, mesmo assim, tem a maior participação de sua história. "Parabenizao os trabalhos selecionados e espero que no próximo ano tenhamos mais escolas participantes, com o avanço dessa pauta tão relevante para o país, que é a erradicação do trabalho infantil", afirma.

Saiba quais foram os trabalhos selecionados na etapa estadual, por ordem alfabética (as colocações serão reveladas no dia da premiação):

Conto
Irati - O poder de uma atitude
Autoria: Luis Felipe da Silva – 4º ano
Escola Municipal João Paulo II

Piraquara - Trabalho Infantil Indígena
Autoria: Vitor Vinícius Bassani da Silva – 5º ano
Escola Rural Municipal Marilda Cordeiro Salgueiro

Sengés - A história de Valentina
Autoria: Lorena Madureira de Paulo – 4º ano
Escola Municipal do Campo Vereador Pedro Sérgio Corrêa

Desenho
Assis Chateaubriand – Sonho ou realidade
Autoria: Amanda Lucié Gati – 4º ano
Escola Municipal Dr. Paulo Pimentel

Planalto – Resgate a Infância"
Aluno: Laian Vinicius Binsfeld – 4º ano
Escola Municipal Júlio Skrzypczak

Saudade do Iguaçu – “Vamos acabar com o trabalho infantil”
Autoria – Ana Livia Camargo
Escola Municipal Padre Felipe

Música
Assis Chateaubriand - “‘Ei você! que também já foi criança!
Autoria: Sara Rodrigues Barreto e Samuel Palharim Alves de Araújo
Escola Municipal Professora Odila de Souza Teixeira

Irati – “Agora é hora de estudar
Autoria: Pedro Henrique Zanin – 4º ano
Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki

Pinhais –“Aproveite sua idade” 
Autoria: Maria Luiza Zanetti Perassolli e Sofia Santos de Souza – 4º ano
Escola Municipal Antônio Alceu Zielonka


Poesia
Castro -Afinal, cadê você?
Autoria: Iasminy de Moraes Gomes – 4º ano
Escola Municipal Professora Dalila Ayres

Palmeira - Infância é alegria
Autoria: Ricardo Henrique Guimarães – 5º ano
Escola Municipal Professor Gabriel Prestes

Pato Branco -Diário de uma criança
Autoria: Lavínia Casagrande Lima – 5º ano
Escola Municipal União


Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br