MPT/Paraná recebe documento voltado a promover a aplicação de perspectiva de gênero na atuação do Poder judiciário

(Curitiba, 16/11/2021) O Ministério Público do Trabalho no Paraná recebeu, na última sexta-feira (12/11), o documento intitulado "Protocolo para julgamento com perspectiva de gênero", resultado de trabalho desenvolvido por um Grupo de Trabalho instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O protocolo foi entregue à procuradora-chefe em exercício do MPT/Paraná, Cristiane Sbalqueiro Lopes, pela juíza do Trabalho no Paraná Vanessa Karam de Chueiri Santos e pela juíza Federal no Paraná Tani Maria Wurster, integrantes do grupo responsável pela produção do documento. Estiveram presentes no ato da entrega a procuradora do Trabalho Andrea Lino Lopes, representando a Associação Nacional dos Procuradores do trabalho (ANPT), e a procuradora de Justiça do MP-PR Mônica Louise de Azevedo, representando o Grupo de Estudos de Gênero no Sistema de Justiça do Paraná.

Procuradora-chefe em exercício do MPT-Paraná recebe o Protocolo para julgamento com perspectiva de gênero
Procuradora-chefe em exercício do MPT-Paraná recebe o Protocolo para julgamento com perspectiva de gênero
 

O Protocolo e seus objetivos - O objetivo da instituição do Grupo de Trabalho foi colaborar com a implementação de políticas públicas estabelecidas pelo CNJ relacionadas ao enfrentamento à violência contra a mulher pelo Poder Judiciário e ao incentivo à participação feminina neste Poder. Assim, o Protocolo traz considerações teóricas sobre a questão da igualdade e um guia para o exercício da função jurisdicional, de forma que esta seja capaz de romper com práticas que reforçam uma cultura de discriminação e preconceitos. Trata-se do resultado de um amadurecimento institucional do Poder Judiciário, o qual passa a reconhecer a influência das desigualdades de gênero na produção e aplicação do direito. Dessa forma, busca-se alcançar a igualdade de gênero, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com o qual o Supremo Tribunal Federal (STF) e o CNJ se comprometeram.

O Ministério Público do Trabalho no Paraná pretende divulgar amplamente o Protocolo às procuradoras e procuradores da Instituição, bem como às servidoras e servidores. Dessa maneira, por meio da reflexão sobre o tema e da aplicação dos aportes trazidos pelo documento, o MPT/Paraná poderá aperfeiçoar sua atuação institucional em todas as etapas, do atendimento inicial às trabalhadoras vítimas de discriminação e violência de gênero à instauração de procedimentos investigatórios e ao ajuizamento de ações na Justiça do Trabalho.


Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.mp.br
Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009