MPT-PR e Coren-PR se reúnem para tratar dos principais problemas vivenciados pelos profissionais de enfermagem

(Curitiba, 3/3/2023) O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) se reuniu, nesta quinta-feira (2/03), na sede da instituição, em Curitiba, com representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) para a defesa dos direitos dos trabalhadores da área de enfermagem, especialmente em relação ao ambiente de trabalho da categoria. O encontro, realizado por solicitação do Coren-PR, foi conduzido pela procuradora-chefe do MPT-PR em exercício, Cristiane Sbalqueiro Lopes, e contou com a presença de procuradores e procuradoras do MPT-PR e de membros do Conselho, incluindo a presidente Rita Sandra Franz.

Na abertura do encontro, a presidente do Coren ressaltou a importância da reunião com o MPT, que tem um importante papel na defesa dos direitos da categoria, que conta com mais de 125 mil profissionais no estado do Paraná, incluindo técnicos e auxiliares de enfermagem e enfermeiros, os quais atuam em mais de 6 mil instituições de saúde. De acordo com Rita Sandra Franz, o principal objetivo do Conselho é a defesa da saúde da população, que depende de condições adequadas de trabalho para os profissionais de enfermagem. Ainda segundo Franz, os casos de suicídio na categoria vêm aumentando, e um estudo da Secretaria de Saúde do estado do Paraná indica que 20% dos profissionais de enfermagem apresentam quadros de problemas psicológicos.

Os representantes do Coren-PR apresentaram as principais dificuldades enfrentadas pela categoria, entre as quais se destaca o subdimensionamento das equipes de trabalho, que leva ao adoecimento dos profissionais, ao absenteísmo e ao comprometimento da qualidade do serviço prestado. Nesse contexto, foi ressaltada a importância do apoio do MPT, razão pela qual se busca a aproximação entre as instituições. As procuradoras e os procuradores presentes na reunião apontaram que a interlocução com o Conselho pode cumprir um papel importante.

Entre os encaminhamentos da reunião, ficou estabelecido que o Coren-PR irá aprimorar a produção de dados estatísticos relacionados às principais dificuldades verificadas e consolidar as informações acerca dos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde para o dimensionamento adequado das equipes de enfermagem. A procuradora-chefe em exercício do MPT-PR ressaltou a importância do encontro, que marca a fundamental aproximação entre as instituições.

Assessoria de Comunicação – MPT/PR

Atendimento à imprensa
Telefones: (41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
E-mail: prt09.ascom@mpt.mp.br

Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009

Conheça nossas redes
Facebook: https://www.facebook.com/mptpr
Instagram: https://www.instagram.com/mptparana/
Youtube: https://www.youtube.com/mptparana