Projeto Emergencial de Conservação e Multiplicação da Agrobiodiversidade: agricultoras(es) têm "dia de campo" sobre produção de mudas de erva-mate

(Curitiba, 16/3/2023) O Coletivo Triunfo (grupo de famílias agricultoras/guardiãs e organizações do campo que atuam na promoção da agroecologia, conservação e multiplicação da agrobiodiversidade) realizou, em 15 de março, um dia de campo sobre produção de mudas de erva-mate em uma propriedade na comunidade Faxinal dos Antônios, em Irati. O evento foi realizado em parceria com o Instituto Federal do Paraná em Irati (IFPR-Irati) e faz parte do Projeto Emergencial de Conservação e Multiplicação da Agrobiodiversidade no Paraná (PECMAP), dentro do eixo dos Viveiros Didáticos. O Projeto Emergencial é realizado pela Rede Sementes da Agroecologia (ReSA) com apoio do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT/PR).

Durante o dia de campo houve troca de experiências com a família de Vilson Correia, proprietária do espaço visitado, além de professores(as), técnicos(as), indígenas e agricultores(as) de Mangueirinha e agricultores(as) da região metropolitana de Curitiba. Também houve conversa sobre coleta de sementes, quebra de dormência e cultivo de mudas de erva-mate.

Além de Irati, o projeto dos Viveiros Didáticos conta com unidades nos municípíos da região metropolitana de Curitiba, Francisco Beltrão, Verê e Morretes, além da Penitenciaria Estadual em Guarapuava. Há previsão para a construção de um viveiro em Adrianópolis.