Divulgado regulamento estadual do Prêmio MPT na Escola 2023

(Curitiba, 16/3/2023) O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) divulgou, nesta quinta-feira (16 de março), o edital com o regulamento estadual do Prêmio MPT na Escola 2023. O Prêmio consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos de escolas que participem do Projeto MPT na Escola. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. A data limite para inscrição dos trabalhos é 1º de agosto (inclusive para a postagem dos desenhos nos Correios). O resultado deverá ser publicado pelo MPT-PR até o dia 25 de agosto.

Os trabalhos poderão ser inscritos em dois grupos, com temas distintos: trabalho infantil e trabalho infantil na reciclagem (para alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental) e Aprendizagem profissional de adolescentes (alunos de 6º e 7º anos). Serão quatro categorias por grupo: conto, poesia, música e desenho. A produção e apresentação dos trabalhos devem ser de autoria exclusiva dos(as) alunos(as) – a participação dos(as) educadores(as) deve ser limitada às atividades de apoio, orientação e acompanhamento.

Etapas – O Prêmio MPT na Escola é nacional, mas passa por três etapas até sua finalização. A primeira é a municipal, quando a Secretaria Municipal de Educação seleciona os trabalhos que representarão a cidade. A segunda é a etapa estadual, com a inscrição dos trabalhos selecionados na primeira etapa junto ao MPT-PR. Uma comissão julgadora decidirá quais foram os melhores trabalhos em cada categoria e inscreverá o primeiro colocado de cada uma delas na última etapa, a Nacional.

Números do Paraná – A participação no Prêmio MPT na Escola 2022 no Paraná foi recorde em 2022. Foram confirmados 173 trabalhos de 75 municípios paranaenses – em 2021 foram inscritas 110 obras. A categoria desenho foi a com maior número de trabalhos: 60 obras aptas a concorrer ao Prêmio. Em seguida, vieram as categorias de poesia (50), conto (44) e música (19).

Resgate à infância - O Projeto MPT na Escola integra um dos eixos estratégicos do Programa Resgate a Infância, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT. Tem por objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade por intermédio da comunidade escolar e fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção.

Saiba tudo sobre o MPT na Escola no Paraná aqui: https://www.prt9.mpt.mp.br/81-informe-se/publicacoes/projeto-mpt-na-escola/1716-programa-resgate-a-infancia-eixo-educacao-mpt-na-escola

Leia aqui a íntegra do regulamento estadual.

Acesse aqui os formulários de inscrição editáveis:

Anexo I

Anexo II

Anexo III

Anexo IV

Anexo V

Anexo VI