MPT-PR realiza 2ª capacitação para a rede de atendimento às vítimas de trabalho escravo contemporâneo no Paraná
(Curitiba, 15/8/2022) Na próxima quinta-feira (17 de agosto), o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) realiza a segunda edição da capacitação voltada para representantes da rede de atendimento a vítimas de trabalho escravo contemporâneo e tráfico de pessoas de municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O evento vai reunir, na sede do MPT-PR, em Curitiba, secretários municipais e profissionais de áreas como assistência social e saúde nos municípios, além de profissionais vinculados a empresas parceiras em ações de combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas. A primeira capacitação da rede foi realizada em outubro de 2023, no município de Tunas do Paraná.
A procuradora do Trabalho e coordenadora regional da Conaete (Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas), Cristiane Maria Sbalqueiro Lopes, iniciará a capacitação com uma aula introdutória que abordará quatro aspectos principais: crime do tráfico de pessoas; conceito de trabalho escravo; abordagem humanizada e prevenção; e campanhas de conscientização para a população.
Em seguida, a procuradora do MPT-RJ e coordenadora nacional do Projeto Capacitação da Rede – MPT, Guadalupe Louro Turos, ministrará a palestra “A questão do Trabalho Escravo Doméstico”, de forma remota.
Documentário e debates – Após o almoço, o evento será retomado com a apresentação do documentário “Precisão” – uma produção do MPT e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que mostra flagrantes de trabalhadores(as) resgatados(as) em condições análogas ao trabalho escravo.
A capacitação segue com duas mesas temáticas. A primeira, mediada pelo procurador do MPT-PR Rafael Garcia, abordará a atuação interinstitucional na política nacional de enfrentamento. Participam dos debates a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado do Paraná, Silvia Xavier; o auditor fiscal do Trabalho Eduardo Reiner; e a policial rodoviária Federal Silvane Furlanetto.
A segunda mesa vai tratar da perspectiva da rede no enfrentamento do trabalho escravo e do tráfico de pessoas na região, com mediação da presidenta da Cáritas Regional Paraná, Marcia Ponce. Participam dos debates representantes dos municípios e dos parceiros convidados.
Clique aqui e confira a programação completa.
Serviço:
2ª Capacitação para representantes da rede de atendimento a vítimas de trabalho escravo contemporâneo e tráfico de pessoas no Paraná
Data: 17 de agosto, das 9h30 às 17h
Local: Auditório da PRT9 (Av. Vidente Machado, 84, Curitiba)
Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
Telefones: (41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
E-mail: prt09.ascom@mpt.mp.br
Conheça nossas redes:
Facebook: https://www.facebook.com/mptpr
Instagram: https://www.instagram.com/mptparana/
Youtube: https://www.youtube.com/mptparana