Divulgado regulamento estadual do Prêmio MPT na Escola 2024

(Curitiba, 16/2/2024) O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) divulgou, nesta sexta-feira (16 de fevereiro), o edital com o regulamento estadual do Prêmio MPT na Escola 2024. O Prêmio consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos de escolas que participem do Projeto MPT na Escola. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. A data limite para inscrição dos trabalhos é 5 de agosto (inclusive para a postagem dos desenhos nos Correios). O resultado deverá ser publicado pelo MPT-PR até o dia 2 de setembro.

A novidade deste ano é que os trabalhos poderão ser inscritos em três grupos, com temas distintos: trabalho infantil e trabalho infantil na reciclagem (para alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental), aprendizagem profissional de adolescentes (alunos de 6º e 7º anos) e segurança e saúde nas escolas e no trabalho (8º e 9º anos).

Serão quatro categorias por grupo: conto, poesia, música e desenho. A produção e apresentação dos trabalhos devem ser de autoria exclusiva dos(as) alunos(as) – a participação dos(as) educadores(as) deve ser limitada às atividades de apoio, orientação e acompanhamento.

Etapas – O Prêmio MPT na Escola é nacional, mas passa por três etapas até sua finalização. A primeira é a municipal, quando a Secretaria Municipal de Educação seleciona os trabalhos que representarão a cidade. A segunda é a etapa estadual, com a inscrição dos trabalhos selecionados na primeira etapa junto ao MPT-PR. Uma comissão julgadora decidirá quais foram os melhores trabalhos em cada categoria e inscreverá o primeiro colocado de cada uma delas na última etapa, a Nacional.

Números do Paraná – A participação no Prêmio MPT na Escola 2023 no Paraná bateu novo recorde em 2023. Foram confirmados 281 trabalhos de estudantes de 106 municípios paranaenses – em 2022 foram 173 obras de 75 cidades. Participaram alunas e alunos de escolas municipais e estaduais nas quatro categorias (conto, desenho, música e poesia) dos grupos 1 (trabalho infantil e reciclagem) e 2 (aprendizagem profissional).

Resgate à infância - O Projeto MPT na Escola integra um dos eixos estratégicos do Programa Resgate a Infância, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT. Tem por objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade por intermédio da comunidade escolar e fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção.

Saiba tudo sobre o MPT na Escola no Paraná aqui: https://www.prt9.mpt.mp.br/81-informe-se/publicacoes/projeto-mpt-na-escola/1716-programa-resgate-a-infancia-eixo-educacao-mpt-na-escola

Leia aqui a íntegra do regulamento estadual.

Arquivos editáveis dos anexos para preenchimento:

Anexo I (termo de autorização de uso de imagem e voz)

Anexo II (ficha de inscrição)

Anexo III (formulário categoria conto)

Anexo IV (formulário categoria desenho)

Anexo V (formulário categoria música)

Anexo VI (formulário categoria poesia)