Procurador de Justiça apresenta plano de gestão dos resíduos sólidos no Fórum Lixo e Cidadania

O Ministério Público do Trabalho no Paraná sediou mais uma reunião do Fórum Lixo e Cidadania. A mesa foi presidida pelo procurador de Justiça Saint-Clair Santos, que iniciou o Fórum com a apresentação da cartilha do plano de gestão dos resíduos sólidos urbanos. O plano faz parte do planejamento estratégico desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente (CAOPMA) do Ministério Público do Paraná (MP-PR).

Em seguida, a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Pitanga, Maristella Minosso, apresentou o modelo de gestão de resíduos sólidos que começou a ser desenvolvido pelo município. Além do procurador Saint-Clair, participaram da composição da mesa a representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Marilza de Lima, e o representante da Cooperativa Catamare, Valdomiro Ferreira da Luz.

O Fórum acontece toda primeira quinta-feira do mês e tem o objetivo de discutir questões relacionadas ao trabalho dos catadores de materiais recicláveis, como a proibição da incineração de resíduos sólidos, a ampliação da renda das famílias que vivem do lixo, a erradicação do trabalho infanto-juvenil nos lixões e a proteção do meio ambiente.

ASCOM MPT - PR