MPT-PR recebe representantes da Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Curitiba

(Curitiba, 29/05/2024) A procuradora do Trabalho e coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete), Cristiane Sbalqueiro Lopes, recebeu, na tarde de sexta-feira (24), as representantes da Assessoria de Direitos Humanos do Município de Curitiba Elenice Malzoni e Patrícia Bellé.

Durante o encontro, foram discutidas propostas de futuras parcerias para implementação de políticas de empregabilidade de mulheres em situação de violência e para a realização do projeto estratégico da Conaete "Capacitação da Rede de Atendimento das Vítimas de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas", no município de Curitiba.

Patrícia Bellé - Cristiane Sbalqueiro Lopes - Elenice Malzoni
Patrícia Bellé - Cristiane Sbalqueiro Lopes - Elenice Malzoni

Violência doméstica – A preocupação com a inserção de mulheres em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho originou, no MPT, o projeto Florir – um dos principais da Coordigualdade do MPT em 2024. A ideia é auxiliar a fiscalização do cumprimento de leis que protegem as mulheres, além de incentivar empresas a contratarem vítimas de violência doméstica. Cristiane Lopes é gerente nacional deste projeto. Saiba mais clicando aqui.

Trabalho escravo e tráfico de pessoas – Um dos tópicos das capacitações de redes de atendimento às vítimas de trabalho escravo e tráfico de pessoas é a apresentação e proposta de adesão ao projeto Liberdade no Ar. O objetivo é sensibilizar passageiros, funcionários de aeroportos e empresas aéreas, funcionários de rodoviárias e empresas de transporte coletivo sobre a importância do combate ao tráfico de pessoas e trabalho escravo. Para auxiliar nesta tarefa, foi desenvolvida uma campanha de pequenos esquetes e posts denominada “Expectativa X Realidade”. Saiba mais aqui.