Empresa de Guarapuava realiza treinamento de trabalhadores para reduzir acidentes

Curitiba – A empresa Benderplast Indústria e Comércio de Embalagens, de Guarapuava, assinou, na última semana, Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT) por irregularidades trabalhistas relacionadas à saúde e segurança do trabalhador.

A frequência na ocorrência de acidentes de trabalho foi constatada pelo MPT de Guarapuava por meio das Comunicações de Acidente de Trabalho emitidas pela empresa. Segundo a procuradora Cláudia Honório, grande parte dos acidentes envolvem máquinas em funcionamento. Para regularizar as condições de trabalho e, consequentemente, prevenir e reduzir acidentes, a procuradora propôs a assinatura do TAC.

Em setembro, resultado da atuação do MPT, a Benderplast Indústria e Comércio de Embalagens realiza treinamento dos trabalhadores do setor produtivo, que visa, entre outras questões, capacitar os empregados na utilização de máquinas e equipamentos; evitar interven ções indevidas em máquinas e equipamentos durante seu funcionamento; e, apresentar os dispositivos de segurança de cada máquina da empresa. Novos treinamentos serão ministrados a cada seis meses.

Além da capacitação dos trabalhadores, a Benderplast comprometeu-se a constituir e manter a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a organizar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), a implementar os programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e a fornecer e fiscalizar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de implementar dispositivos de proteção em máquinas e equipamentos para evitar acidentes.

Caso descumpra as obrigações assumidas, a empresa pagará multa de R$ 7 mil por cláusula desrespeitada, revertida ao Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT) ou a outra destinação que venha a ser definida pelo MPT.

A atuação do MPT beneficiará cerca de 270 trabalhadores.

ASCOM - MPT-PR