Fórum pretende criar campanha relacionada ao uso de agrotóxicos
Procuradora do Trabalho Margaret Matos de Carvalho explica a necessidade de uma campanha nacional de conscientização
contra o uso de agrotóxico
Curitiba - Aconteceu na tarde da última quinta-feira (13) no auditório do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) a reunião mensal do Fórum de Combate ao Uso de Agrotóxicos e Controle do Tabaco. O fórum é coordenado pela procuradora regional do trabalho Margaret Matos de Carvalho.
No encontro, estavam presentes representantes de órgãos públicos das áreas de saúde, meio ambiente, agricultura, entre outros. Primeiramente, a procuradora mostrou aos membros o filme “Nuvens de Veneno”, que fala dos problemas causados pelo uso do agrotóxico.
Após a exibição, o agrônomo e assessor do Ministério Público Estadual Edinei Bueno coordenou o debate sobre o tema. Entre os encaminhamentos mais importantes do encontro destacam-se uma ampla campanha para a população falando sobre os perigos decorrentes do uso de agrotóxicos, o controle do uso e armazenamento de agrotóxicos em ambientes urbanos e uma ação mais forte por parte do Ministério Público com relação aos produtores de alimentos. Foi levantada a questão de que, a partir do momento que a população passa a ter mais conhecimento sobre o tema, ela pode fazer escolhas mais acertadas e até a demandar ações dos produtores e políticas públicas do governo.
Também foi discutido que o governo deve ter uma política com relação às pessoas que adoecem pela exposição ocupacional aos agrotóxicos, além de uma política mais efetiva contra o uso destes produtos, levantando a questão de que o fórum deve servir como um instrumento contra os empecilhos econômicos e políticos quanto ao uso de pesticidas. Foi sugerido que o fórum precisa ter também um espaço virtual que traga informações sobre o assunto à população.
Ficou definido ainda que no próximo fórum, que será realizado no mês de abril, serão apresentados os resultados do programa “Plante seu Futuro”, uma parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e vários órgãos que tem como proposta ações permanentes de divulgação e capacitação de boas práticas agrícolas no campo com as tecnologias disponíveis para profissionais e produtores rurais.
O Fórum de Combate ao Uso de Agrotóxicos e Controle do Tabaco é coordenado pelo Ministério Público do Trabalho no Paraná e pelo Ministério Público Estadual. É um espaço de articulação para planejamento de ações de combate ao trabalho infantil no fumo, diversificação da cultura para as famílias que vivem do fumo, incentivo aos produtores que têm dívidas com a indústria do fumo, orientação quanto ao uso e malefícios do fumo e de agrotóxicos.
ASCOM/MPT-PR