Risco da utilização de amianto é tema de seminário no MPPR
O Ministério Público do Paraná, em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Paraná, o Cáritas e a Associação Paranaense dos Expostos ao Amianto, promove o seminário estadual “Por um Paraná sem Amianto”. O evento acontece no dia 19 de outubro, das 13h30 às 18h, no auditório Ary Florêncio Guimarães do MPPR.
O amianto é muito utilizado na construção civil, mas prejudica o meio ambiente e implica em grande risco à saúde dos trabalhadores por possuir propriedades cancerígenas. O seminário visa à proibição total do uso do amianto no Paraná.
Para fazer a inscrição, é preciso acessar o link: http://www2.mp.pr.gov.br/limesurvey2/index.php?sid=16481.
Programação:
14h às 14h30 - "Um crime social perfeito e as ações saneadoras e fiscalizadoras do Estado na preservação ambiental e na saúde dos trabalhadores expostos ao Amianto" (Fernanda Giannasi - Auditora Fiscal do Trabalho em São Paulo).
Coordenador: Luiz Salvador (Advogado Trabalhista e Presidente da Associação Latinoamerica dos Advogados Trabalhistas - ALAL).
15h às 15h30 - "Todos os tipos de amianto são cancerígenos" (Jefferson Benedito Pires de Freitas - Médico Pneumologista do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Município de São Paulo).
Coordenador: Elver Moronte (Perito Médico do Ministério Público do Trabalho).
16h às 16h30 - "Morbidade respiratória e mortalidade de ex-trabalhadores de cimento amianto" (Vilton Raile - Médico do Trabalho da Divisão de Pneumoconioses do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Município de Osasco) .
Coordenador: Herbert Fruehauf (Presidente da Associação Paranaense dos Expostos ao Amianto).
17h às 17h30 - "Alternativas economicamente viáveis e não nocivas à saúde humana ao uso do amianto crisotila" (Zuher Handar - Médico Sanitarista e Consultor da OIT para a área de Segurança e Saúde no Trabalho).
Coordenador: Saint Clair Honorato Santos (Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio das Promotorias de Meio Ambiente do Paraná).
ASCOM MPT - PR