Fórum Lixo e Cidadania promove ato contra instalação de usina de incineração em Maringá

O Fórum Intermunicipal Lixo e Cidadania - Maringá, Sarandi e Paiçandu realiza, amanhã (18), um ato público contra o projeto de incineração do lixo da prefeitura de Maringá. Durante o ato, serão apresentadas as razões da posição contrária ao projeto e a população será alertada sobre os problemas ocasionados pelos processos de incineração.

Além do impacto ambiental e risco à saúde pública, as usinas de incineração podem causar um problema social aos catadores de materiais recicláveis, privando esses trabalhadores de sua fonte de sustento. Segundo o procurador Fábio Aurélio Alcure, do Ministério Público do Trabalho de Maringá, o Fórum também é contra a proposta porque se trata de uma medida arriscada, sob diversos pontos de vista. “Não há ainda um sistema de incineração operante no Brasil e seguro. As emissões de gases são de difícil controle e as cinzas são perigosas, em função da sua toxicidade”, destaca.

O Fórum, coordenado pelo MPT, é formado por especialistas, ONGs, órgãos públicos, associações de catadores de materiais recicláveis e entidades preocupadas com o meio ambiente.

Para a reunião de amanhã foi confirmada a presença de um representante da prefeitura municipal de Maringá para falar sobre o projeto de incineração.

O ato será no Anfiteatro do Colégio Marista (Av. Tiradentes, 963), nesta terça-feira (18), às 19 horas.

Gisele Rosso / ASCOM MPT-PR