Com o apoio do MPT-PR, prefeitura de Ponta Grossa inaugura Laboratório de Ideias

(Ponta Grossa, 26/09/2022) A Prefeitura de Ponta Grossa inaugurou nesta quinta-feira (22), o Laboratório de Ideias (LAB), que concretiza mais uma etapa para a construção de uma cidade mais inteligente, inovadora e inclusiva. Idealizado pela Agência de Inovação e Desenvolvimento e Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Ministério Público do Trabalho, do Rotary Club Lagoa Dourada e do Instituto BRF, o LAB surgiu com o objetivo de oportunizar à sociedade ponta-grossense um espaço de cocriação e colaboratividade, gerando mais inovação e desenvolvimento para o município. "É muito gratificante saber que o desfecho deste projeto será a possibilidade de gerar cidadania, por meio de ferramentas valiosas, com igualdade, com tecnologia para algo que é tão gratificante como a geração de trabalho e renda", ressaltou a procuradora do Ministério Público do Trabalho em Ponta Grossa, Cibelle Costa de Farias.

 "Nosso papel enquanto gestão é estimular e criar condições para que as pessoas possam alcançar seus objetivos. Para mim, inovação é confiar, acreditar nas pessoas. Este espaço é, assim, a esta confiança na capacidade de cada um", frisa a prefeita Elizabeth Schmidt. A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, explica que objetivo é que o ambiente, organizado no Centro Municipal de Cultura, seja um espaço propício para o surgimento de novas ideias e produtos inovadores que poderão revolucionar o mercado da economia criativa e destacar Ponta Grossa em âmbito nacional. "Com a implantação do espaço de cocriação de economia criativa, cria-se um ambiente que possibilitará a geração de trabalho e renda, decorrente da inclusão produtiva, capacitação e desenvolvimento de novos produtos e serviços, sendo o primeiro espaço público no Brasil voltado à economia criativa", frisa.

Segundo ela, a materialização do projeto iniciou no ano passado, quando ela e o secretário de Cultura, Alberto Portugal, apresentaram a ideia ao Rotary, que abraçou a iniciativa. "A principal função do Laboratório de Ideias é oferecer acessibilidade e, portanto, mais igualdade em nossa sociedade. Isso porque o espaço foi pensado para que o maior número de pessoas possa ter acesso facilitado às inovações e ferramentas tecnológicas. Afinal, é a partir de experiências individuais que muitas ideias e projetos acabam se tornando importantes para a nossa sociedade", diz. "Através do LAB, estaremos disseminando a cultura da inovação preconizada no eixo de educação e empreendedorismo do Vale dos Trilhos, nosso ecossistema de inovação", completa. O presidente do Rotary Club Lagoa Dourada, Jorcy Erivelto Pires, destacou a importância do projeto e a satisfação em poder torná-lo realidade.

Como funciona

De acordo com o secretário Alberto Portugal, o espaço é uma oportunidade de oferecer à comunidade o que as mentes incríveis e as boas ideias podem representar no desenvolvimento da cidade. Com o acesso mais fácil à um espaço produtivo, a intenção é que a população que usufrui do LAB se torne mais empoderada, aprendendo a lidar com novas tecnologias e a colocar as suas ideias e planos em prática. Para isso, será feito chamamento público por meio do qual 12 ideias serão desenvolvidas por semestre.

O espaço oferecerá ainda outros tipos de serviços que também são essenciais para a sociedade: através de parceiras com as nossas universidades e faculdades locais ofertará diferentes cursos, como desenho digital até tecnologias de fabricação digital. Conversas com profissionais de áreas como robótica, design, cultura digital e empreendedorismo também serão disponibilizadas no local.

Presenças

A inauguração do Laboratório de Ideias contou ainda com a presença de representantes de entidades da sociedade civil organizada, judiciário, instituições de ensino, secretários municipais.

 

* Com informações da Prefeitura de Ponta Grossa