Prefeitura e Ministério Público do Trabalho premiam alunos em ação contra o trabalho infantil

Por meio do Prêmio MPT na Escola, professores e alunos desenvolveram estudos sobre o trabalho infantil e como evitá-lo

(Ponta Grossa, 30/09/2022) Os alunos participantes da edição 2022 do Prêmio MPT na Escola – A Escola Contra o Trabalho Infantil – foram premiados nesta quarta (28) pela Prefeitura de Ponta Grossa e pelo Ministério Público do Trabalho, parceiros na organização do programa. A cerimônia, realizada no Cine-Teatro Ópera, em Ponta Grossa, foi em agradecimento a todos os professores participantes e também para reconhecer os melhores trabalhos realizados pelas crianças.

Com o apoio do MPT-PR, prefeitura de Ponta Grossa inaugura Laboratório de Ideias

(Ponta Grossa, 26/09/2022) A Prefeitura de Ponta Grossa inaugurou nesta quinta-feira (22), o Laboratório de Ideias (LAB), que concretiza mais uma etapa para a construção de uma cidade mais inteligente, inovadora e inclusiva. Idealizado pela Agência de Inovação e Desenvolvimento e Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Ministério Público do Trabalho, do Rotary Club Lagoa Dourada e do Instituto BRF, o LAB surgiu com o objetivo de oportunizar à sociedade ponta-grossense um espaço de cocriação e colaboratividade, gerando mais inovação e desenvolvimento para o município. "É muito gratificante saber que o desfecho deste projeto será a possibilidade de gerar cidadania, por meio de ferramentas valiosas, com igualdade, com tecnologia para algo que é tão gratificante como a geração de trabalho e renda", ressaltou a procuradora do Ministério Público do Trabalho em Ponta Grossa, Cibelle Costa de Farias.

MPT fecha acordo com a Klabin S.A. para adequar segurança das máquinas da fábrica de Telêmaco Borba

(Ponta Grossa, 3/8/2022) O Ministério Público do Trabalho (MPT) fechou um acordo com a Klabin S.A., uma das principais produtoras e exportadoras de papéis para embalagens do Brasil. A empresa terá que promover a adequação das 38 máquinas da fábrica situada em Telêmaco Borba (PR) aos requisitos de segurança da Norma Regulamentadora nº. 12, que trata da utilização e revisão de equipamentos perigosos contidos em uma linha de produção. Além disso, a Klabin deverá pagar R$1.422.173,33, a título de indenização por danos morais coletivos.

MPT-PR promove projeto de aprendizagem profissional no município de Ponta Grossa

(Curitiba, 03/08/2022) A procuradora do Trabalho em Ponta Grossa Cibelle Costa de Farias participou, nesta segunda-feira (1º/08), de uma palestra sobre Aprendizagem Profissional no Colégio Estadual 31 de março. O evento, que contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Agência do Trabalhador, faz parte de um projeto piloto do Ministério Público do Trabalho em parceria com essas instituições para a inserção de estudantes do colégio, muitos dos quais estão no mercado de trabalho informal, em programas de aprendizagem profissional.

MPT-PR promove audiência pública para discutir políticas de garantia à preservação da saúde do trabalhador

(Curitiba, 14/6/2022) O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) realiza, no dia 21 de junho, uma audiência pública para discutir políticas de garantia à preservação da saúde do trabalhador. O evento será virtual, via plataforma Teams (https://link.mpt.mp.br/8ZS1LrJ). O evento será conduzido pelo procurador do MPT em Ponta Grossa e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), Helder José Mendes da Silva.

A audiência foi designada no âmbito de expediente promocional instaurado para fins de implementação do Projeto Nacional de Fortalecimento da Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde, que tem por objetivo o fomento de parcerias interinstitucionais para garantir o fortalecimento das ações voltadas para a Saúde do Trabalhador.