MPT-PR participa do projeto Ação Global em Ponta Grossa
(Ponta Grossa, 30/05/2017) O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) participou, no último sábado (27 de maio), da 26ª edição do projeto Ação Global. Em um estande montado no Parque Ambiental de Ponta Grossa, membros e servidores do MPT-PR puderam esclarecer dúvidas da população que prestigiou o evento, além de divulgar o trabalho realizado pela instituição em prol do combate às irregularidades trabalhistas.
A maior parte dos atendimentos realizados durante o sábado foi de esclarecimento sobre as atribuições do MPT e sua diferença com relação ao que é realizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social. “É sempre bom conhecermos as instituições que zelam pelos nossos direitos – e que nos lembram de nossos deveres também, é claro!”, disse o vendedor Luís Carlos Teixeira. Pela primeira vez no Ação Global, Teixeira esteve no evento para fazer alguns documentos e para procurar assistência sobre algumas trabalhistas. “Fui muito bem atendido aqui no estande do MPT e, embora minha situação não possa ser resolvida por esse órgão, saio daqui com a indicação de quem procurar. Isso já me ajuda muito.”
Esta também foi a primeira participação do MPT-PR no projeto. A experiência foi importante para ajudar o órgão a dimensionar o conhecimento que a população em geral tem a respeito de sua atuação. “O evento permitiu uma melhor aproximação entre o MPT e a sociedade, mediante atendimento direto ao público e divulgação das metas institucionais de atuação”, afirma a procuradora do Trabalho em ponta Grossa, Thais Barbosa Athayde da Silveira.
Além da procuradora do Trabalho, o MPT levou também assessores jurídicos para ajudarem a responder dúvidas e orientar a população sobre questões que envolvem a missão do Ministério Público do Trabalho. “Participar da Ação Global foi extremamente gratificante em razão da grande quantidade de pessoas atendidas e da relevância social do evento. Certamente houve uma importante aproximação do MPT junto à população local”, afirma o assessor jurídico do MPT em Ponta Grosa Arlon Frederico Amarante Calderari.
Aprendizes – Um dos estandes com maior procura durante o evento foi o de cadastramento de jovens aprendizes, do Sesi. Centenas de jovens preencheram seus cadastros, à procura de uma colocação do mercado de trabalho. Anna Paula Moreira, de 14 anos, está empolgada com a possibilidade de ser chamada para iniciar sua carreira profissional. “É importante termos essa oportunidade de entrar no mercado profissional. Eu não poderia deixar de me inscrever.”
Ação global – O projeto Ação Global é uma parceria da Rede Globo com o Sesi e já prestou cerca de 27 milhões de atendimentos ao longo de 25 anos. É realizado em todos os estados e no DF, prestando atendimentos nas áreas de cidadania, educação, saúde, cultura, esporte e lazer.
Neste ano, foram oferecidos principalmente serviços gratuitos de qualidade de vida e prevenção de saúde. Os organizadores afirmam que cerca de 15 mil pessoas tenham sido atendidas pelas 79 instituições parceiras, em Ponta Grossa.
Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 8848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br